A experiência do risco de deserção como oportunidade e caminho de formação nos estudantes universitários

Palavras-chave: Risco de deserção, Deserção universitária, Aprendizagem vivencial, Educação universitária

Resumo

Neste artigo realiza-se uma aproximação teórica ao conceito de deserção estudantil universitária, a partir das narrativas experienciais do risco de deserção estudantil (que surgem das vivências dos estudantes), as quais são analisadas e compreendidas a partir de seu significado. Propõe-se explicar como essas narrativas podem ser analisadas a partir da hermenêutica e sua dimensão ontológica, subjetiva e intersubjetiva. Tudo isso orienta o caminho para transformar os cenários de risco de deserção estudantil numa proposta de entendimento pessoal, que se traduza numa busca da equidade educativa a partir do desenvolvimento em leitura e escrita como fundamento do próprio entendimento da experiência de risco de deserção referenciada no desenvolvimento das potencialidades do estudante como ser humano.

Biografia do Autor

Floralba Barrero Rivera, Universidad de San Buenaventura

Doctora en Humanidades. Humanismo y Persona. Ecosocial Consultores, Bogotá, Colombia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Floralba Barrero Rivera, Universidad de San Buenaventura

Doctora en Humanidades. Humanismo y Persona. Ecosocial Consultores, Bogotá, Colombia.

Referências

Barrero, F. (2016). Investigación en deserción estudiantil universitaria: educación, cultura y significados. Revista de Educación y Desarrollo Social, 9(2), 86-101. DOI: https://doi.org/10.18359/reds.948

Barrero, F. (2017). Significados de la deserción estudiantil universitaria construidos a partir de las experiencias y las narraciones de estudiantes en riesgo de deserción (Tesis doctoral). Bogotá: Universidad San Buenaventura.

Barrio, J. M. (2007). Dimensiones del crecimiento humano. Educación y Educadores, 10(1), 117-134.

Beck, U. (2000). Retorno a la teoría de la "Sociedad del riesgo". Boletín de la Asociación de Geógrafos Españoles, (30), 9-20.

Bourdieu, P. (1986). The forms of capital. En J Richardson, Handbook of theory and research for the sociology of education. New York: Greenwood.

Bourdieu, P. (1987). Los tres estados del capital cultural. Sociológica, 5, 11-17.

Bourdieu, P. (1989). El espacio social y la génesis de las “clases”. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, 3(7), 27-55.

Bourdieu, P. (2001). Las formas de capital (trad. M José Bernuz Benítez ). En poder

derecho y clases sociales (pp 131-164)(2da ed.) Bilbao:Desclee de Brouwer.

Dingwall, R. (1999). "Risk Society": The Cult of Theory and the Millennium? Social Policy & Administration, 33(4), 474-491. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9515.00164

Estrada, M. (2014). Afiliación juvenil y desafiliación institucional. El entramado complejo de la deserción en la educación media. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 19(61), 431-453.

Estrada, M. (2015). Las jóvenes que desertan de la educación media: virajes y puntos de no retorno. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, 13(2), 995-1008. DOI: https://doi.org/10.11600/1692715x.13231190214

Fernández-Nieto, J. B. (2016). Antropología pedagógica, fin para la educación. Revista Escuela Abierta, 19, 49-63. DOI: https://doi.org/10.29257/EA19.2016.04

Gadamer, H. (1993). Verdad y Método. Salamanca: Sígueme.

Gadamer, H. (2000). La educación es educarse. Barcelona: Paidós.

Gallego, R. y Pérez, R. (1999). Aprendibilidad, enseñabilidad y educabilidad en las ciencias experimentales. Revista Educación y Pedagogía, 6(25), 87-117.

García, J. (1993). El concepto de educabilidad y el proceso educacional. Teoría de la Educación, 5, 11-32.

Román, M. (2013). Factores asociados al abandono y la deserción escolar en América Latina: una mirada en conjunto. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 11(2), 33-59.

Ruiz, M. Á. (2002). Las humanidades como experiencia de comprensión en la formación universitaria. Revista Educación y Pedagogía, 14(34), 69-83.

Tinto, V. (1993). Leaving College: Rethinking the Causes and Cures of Student Attrition. Chicago: University of Chicago Press. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226922461.001.0001

Tinto, V. (2006). Research and Practice of Student Retention: What Next? Journal of College Student Retention, 8(1), 1-19. DOI: https://doi.org/10.2190/4YNU-4TMB-22DJ-AN4W

Vanegas, M. E. (2004). El concepto pedagógico "Formación" en el universo semántico de la educación. Revista Educación, 28(2), 13-28. DOI: https://doi.org/10.15517/revedu.v28i2.2251

Villegas, L. A. (2008). Formación: apuntes para su comprensión en la docencia universitaria. Revista de currículum y formación del profesorado, 12, 1-14.

Como Citar
Barrero Rivera, F. (2020). A experiência do risco de deserção como oportunidade e caminho de formação nos estudantes universitários. Academia Y Virtualidad, 13(2), 57–68. https://doi.org/10.18359/ravi.4381
Publicado
2020-10-22
Seção
Artigos

Métricas

QR Code

Alguns itens similares: