A pesquisa formativa desde a teoria das representações sociais na Faculdade de Estudos a Distância da Universidade Militar Nova Granada

  • José Eduardo Padilla Beltrán Universidad Militar Nueva Granada - UMNG
  • Diego Armando Rincón Caballero Universidad Militar Nueva Granada - UMNG
  • Laura Jimena Buitrago Duarte Universidad Militar Nueva Granada - UMNG
Palavras-chave: Educação Superior, pesquisa formativa, representações sociais, “germinadores” de pesquisa, Universidade Militar Nova Granada

Resumo

No marco da função substantiva da Educação Superior, o referente de pesquisa formativa na Universidade Militar Nova Granada constitui um pilar substancial para o desenvolvimento do projeto educativo; consequentemente, a caraterização desse processo nas suas diversas instâncias, atores e dinâmicas propicia uma compreensão em torno à precisão de processos formativos sustentados em aspetos representacionais. Neste sentido, este estudo emprega o enfoque qualitativo desde o método de comparação constante como proposta metodológica para estabelecer referentes teóricos da pesquisa formativa a nível nacional e institucional, assim como aspetos do conteúdo representacional de jovens pesquisadores e “germinadores” de pesquisa interpretados através da técnica de associação libre. Por isso, os resultados giram em torno a uma leitura destas conceições da pesquisa formativa sob o prisma da teoria das representações sociais, em quanto permite a compreensão do objeto de estudo desde uma perspectiva psicossocial para logo ter como conclusão um desenvolvimento reflexivo sobre supostos metodológicos que indaguem pelas práticas, crenças e sistemas representacionais adquiridos sobre a pesquisa formativa na Universidade Militar Nova Granada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.ArticleMetadataByBiteca.languages##:

en

Referências

Abric, J.C. (2001). Prácticas sociales y representaciones, México, D.F., Ediciones Coyoacán, S. A.

Giraldo, M. (2011). Abordaje de la Investigación Cualitativa a través de la Teoría Fundamentada en los Datos. Actualidad y Nuevas Tendencias, 2 (6), 79-86.

González, E. (2006). La Investigación Formativa como una posibilidad para articular las funciones universitarias de la investigación, la extensión y la docencia. Revista Educación y Pedagogía, 18(46), 103-110, Recuperado el 6 de mayo de 2014, de http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/viewFile/6938/6351

Hernández, C. (2003). Investigación e investigación formativa. Nómadas, 18, 183-193. Recuperado de http:// www.redalyc.org/pdf/1051/105117890018.pdf

Mendoza, M. (2008). Aproximación al liderazgo desde la caracterización de redes sociales presentes en el aula. En Revista Facultad de Ciencias Económicas, Vol. XVI (2), Diciembre 2008, pp. 141-160. Recuperado el 8 de mayo de 2014 de http://www.umng.edu.co/www/resources/art-09.pdf

Miyahira, J. (2009). La investigación formativa y la formación para la investigación en pregrado. Revista Médica Herediana, 20 (3), 119-122. Recuperado de http://www.scielo.org.pe/pdf/rmh/v20n3/v20n3e1.pdf Moscovici, S. (1979). El psicoanálisis, su imagen y su público, Buenos Aires, Argentina, Huemul, S.A.

Padilla, J.E. (2013). Políticas y funcionamiento del Centro de Investigaciones de la Facultad de Estudios a Distancia. Bogotá: Editorial Neogranadina.

Parra, C. (2004). Apuntes sobre Investigación Formativa. Educación y Educadores, 7, 57-77. Recuperado de http:// educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/549

Pozo, J.I. (2002). “La adquisición de conocimiento científico como un proceso de cambio representacional”Investigações em Ensino de Ciências, 7(3), 245-270. Ramírez, T. (2007). “Los maestros venezolanos y los textos escolares. Una aproximación a las representaciones sociales a partir del análisis de segmentación”. En Revista de Pedagogía, vol.28, núm.82, mayo-agosto. Pp. 225-

Universidad Central de Venezuela. Recuperado el 6 de mayo de 2014 de http://www.redalyc.org/articulo. oa?id=65908204

Reigeluth, C. & Frick, T. (1999). Formative Research: A Methodology for Improving Design Theories. In C.M. Reigeluth (Ed.), Instructional-Design Theories and Models: A New Paradigm of Instructional Theories, Volume II. Lawrence-Erlbaum. Recuperado el 6 de mayo de 2014 de http://www.indiana.edu/~syschang/decatur/documents/26formres.pdf

Restrepo, B. (2003).Investigación formativa e investigación productiva de conocimiento en la universidad. Nómadas, 18, 195-202. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/1051/105117890019.pdf

Strauss, A. y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Medellín: Editorial Universidad de Antioquia.

Sautu, R., Boniolo, P., Dalle, P. y Elbert, R. (2005). Manual de metodología. Buenos Aires: Colección Campus Virtual.

Universidad Militar Nueva Granada, (2014). Manual de Vicerrectoría de Investigaciones. Recuperado de http:// www.umng.edu.co/web/guest/investigacion

Valles, M. (2002). Ventajas y desafíos del uso de programas

informáticos (e.g. ATLAS.ti y MAXqda) en el análisis cualitativo. Una reflexión metodológica desde la grounded theory y el contexto de la investigación social española. Recuperado de http://public.centrodeestudiosandaluces.es/pdfs/S200105.pdf

Valles, M. (2003). Técnicas cualitativas de investigación social reflexión metodológica y práctica profesional. Madrid: Editorial síntesis.

Como Citar
Padilla Beltrán, J. E., Rincón Caballero, D. A., & Buitrago Duarte, L. J. (2015). A pesquisa formativa desde a teoria das representações sociais na Faculdade de Estudos a Distância da Universidade Militar Nova Granada. Academia Y Virtualidad, 8(1), 21–34. https://doi.org/10.18359/ravi.443
Publicado
2015-06-01
Seção
Artigos de Pesquisa Original

Métricas

QR Code

Alguns itens similares: