Estudo comparativo das competências de um engenheiro de sistemas e computação entre a Colômbia e a América Latina

Palavras-chave: competências genéricas, competências específicas, engenharia de sistemas e computação, competências no trabalho, estudo comparativo

Resumo

Este estudo aborda uma comparação detalhada das habilidades e competências necessárias para engenheiros de sistemas e computação na Colômbia e no resto da América Latina. A pesquisa utiliza dados de 187
universidades, baseados no ranking do Laboratório de Cibermetria do Conselho Superior de Pesquisas Científicas, para categorizar 16 competências genéricas e 20 específicas que esses profissionais devem possuir. A comparação é realizada por meio de Diagramas de Venn e análises estatísticas de frequência e proporcionalidade, para identificar semelhanças e diferenças entre os dois grupos regionais estudados. As descobertas do estudo são críticas para entender as variações regionais na preparação acadêmica e nas expectativas de trabalho de engenheiros de sistemas e computação. Essa análise comparativa mostrou ser uma ferramenta valiosa tanto para empresas quanto para instituições acadêmicas no processo de tomada de decisões. As empresas podem usar essas informações para identificar a adequação dos candidatos com base em competências específicas, enquanto as universidades podem ajustar seus currículos para atender às demandas do mercado de trabalho e melhorar a qualidade da educação. Em resumo, o estudo oferece um panorama completo das competências essenciais de engenheiros de sistemas e computação na Colômbia e na América Latina, possibilitando uma tomada de decisão mais informada e eficaz no campo acadêmico e empresarial.

Biografia do Autor

Jhon Alexander Niño Ayala, Universidad Tecnológica de Pereira

Ingeniero de sistemas y computación. Universidad Tecnológica de Pereira.

Carlos Felipe Zapata García, Universidad Tecnológica de Pereira

Ingeniero de sistemas y computación. Universidad Tecnológica de Pereira.

Luis Eduardo Muñoz Guerrero, Universidad Tecnológica de Pereira

Magíster en Ingeniería de sistemas y computación. Universidad Tecnológica de Pereira, Pereira, Colombia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhon Alexander Niño Ayala, Universidad Tecnológica de Pereira

Ingeniero de sistemas y computación. Universidad Tecnológica de Pereira.

Carlos Felipe Zapata García, Universidad Tecnológica de Pereira

Ingeniero de sistemas y computación. Universidad Tecnológica de Pereira.

Luis Eduardo Muñoz Guerrero, Universidad Tecnológica de Pereira

Magíster en Ingeniería de sistemas y computación. Universidad Tecnológica de Pereira, Pereira, Colombia.

Referências

Aguillo, I. F. (2003). Cibermetría. Introducción teórico-práctica a una disciplina emergente. Cindoc-csic. Arancibia, V. H. y Díaz, R. (2002). Enfoque de las competencias laborales: historia, definiciones y generación de un modelo de competencias para las organizaciones y las personas. Psykhe, 11(2). https://revistanortegrande.uc.cl/index.php/psykhe/article/view/20245

Argibay, J. (2009). Muestra en investigación cuantitativa. Subjetividad y procesos cognitivos, 13(1), 13-29.

Coronel-Rojas, L. A. (2017). Selección y uso de la información como competencia genérica en la formación profesional de Ingenieros de Sistemas. Revista Perspectivas, 2(1), 6–17. https://doi.org/10.22463/25909215.1280

Instituto de empresa. (2018, junio). La tecnología, al servicio de la sociedad y los negocios. IE.https://www.ie.edu/insights/es/articulos/la-tecnologia-al-servicio-de-la-sociedad-y-los-negocios/

Martínez, A. A. y Reyes, Y. M. (2018). Evaluación de competencias de programación en la formación del ingeniero en sistemas computacionales. Revista electrónica Anfei Digital, (8).

McClelland, D. C. (1973). Testing for competence rather than for “intelligence.” American Psychologist, 28(1), 1–14. https://doi.org/10.1037/h0034092

Mertens, L. (1998). La gestión por competencia laboral en la empresa y la formación profesional (pp. 100-100). Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura.

Ministerio de Educación Nacional. (2009). Competencias genéricas en educación superior. Boletín informativo. Miranda, O. y De la Hoz, E. (2015). Competencias específicas del ingeniero de sistemas de la Universidad de la Costa CUC, frente a las pruebas Saber Pro. Universidad de la Costa (cuc).

Mora, J. P. (s. f.). ¿Qué es la ciencia de datos, el aprendizaje automático (ml), el big data y cuáles son sus usos? Universidad Javeriana.

Murillo, P. S. (2018). Estudio de las competencias genéricas de los ingenieros de sistemas y computación de la Universidad Nacional de Colombia, egresados 2000 al 2010. Universidad Nacional de Colombia.

Nowicki, H. y Merenstein, C. (2016). Radar Chart. [En línea]. http://www.cs.middlebury.edu/~candrews/showcase/infovis_techniques_s16/radar_chart/.

Rodríguez, L. M. e Ibáñez, M. (2005). Herramienta para medición de las competencias genéricas de los futuros ingenieros respecto de las relaciones interpersonales. Revista de Informática Educativa y Medios Audiovisuales,2(6), 7-16.

Ruiz, Y. A., Biencinto, C., García, M. y Carpintero, E. (2017). Evaluación de competencias genéricas en el ámbito universitario a través de entornos virtuales: Una revisión narrativa. Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa (Relieve), 23(1). https://doi.org/10.7203/relieve.23.1.7183

Schvartzman, V. (2004). El modelo de gestión por competencias. En línea]. https://www.ucipfg.com/Repositorio/MIA/MIA-06/Gestio_uen_por_comptetencias.pdf

Staehr, L. J. (2002). Helping computing students develop a personal ethical framework. IEEE Technology and Society Magazine, 21(2), 13-20. https://doi.org/10.1109/MTAS.2002.1010053.

Unior. (2016, 22 de noviembre). ¿Por qué estudiar ingeniería de sistemas? http://unior.edu.bo/web/2016/11/22/por-que-estudiar-ingenieria-de-sistemas/#:~:text=La%20carrera%20de%20ingenier%C3%ADa%20de,seguir%C3%

Como Citar
Niño Ayala, J. A., Zapata García, C. F., & Muñoz Guerrero, L. E. (2024). Estudo comparativo das competências de um engenheiro de sistemas e computação entre a Colômbia e a América Latina. Academia Y Virtualidad, 17(1), 87–98. https://doi.org/10.18359/ravi.5956
Publicado
2024-04-25
Seção
Artigos

Métricas

Crossref Cited-by logo
QR Code

Alguns itens similares: