Avaliação em tempos de COVID-19: uma visão de professores
Resumo
O artigo apresenta considerações sobre a avaliação de professores universitários da Colômbia, México e Peru que participaram de um curso de formação virtual no contexto da pandemia ocasionada pela COVID-19. Trata-se de um estudo de abordagem mista, com informações coletadas por meio de uma pesquisa validada por pares, que indagaram aspectos específicos da avaliação e foram aplicadas em um ambiente virtual de aprendizagem assíncrono. Para o processamento das informações, foi utilizada uma análise interpretativa. No nível quantitativo, para determinar as variáveis da avaliação, os indicadores de confiabilidade foram considerados a técnica de análise de componentes principais. Os resultados indicam que a avaliação tradicional prevalece, mas mudanças são necessárias em sua fundamentação e realização. Foram identificadas quatro variáveis: avaliação de rotina; avaliação regular de crises; avaliação contínua e formativa; e avaliação com recursos tecnológicos. A principal conclusão é que a situação forçada pela pandemia na educação colocou o controle da avalia- ção em crise, gerando reflexão no grupo de professores sobre esse aspecto.
Downloads
Referências
Ahumada-Acevedo, P. (2001). La evaluación en una concepción de aprendizaje significativo. En La evaluación en una concepción de aprendizaje significativo (pp. 33- 46). Ediciones Universitarias de Valparaíso.
Amador, A. y Forns, M. (1994). Dependencia-independencia de campo y eficacia en tareas cognitivas. Anuario de psicología / The UB Journal of psychology, 60, 35-48.
Amparo, J., y Lizarazo, C. (2014). La evaluación de la resolución de problemas en matemáticas: concepciones y prácticas de los profesores de secundaria [Tesis doctoral, Universidad de Extremadura]. Repositorio institucional Unex: http://hdl.handle.net/10662/2050
Becerra, F., Vargas, M. y Trujillo, L. (2019). Estilos cognitivos dependencia e independencia de campo en profesores universitarios de nutrición humana. Bogotá D.C., Colombia. 2016. Revista de la Facultad de Medicina, 67(3), 271-276. https://doi.org/10.15446/revfacmed.v67n3.68277
Cedillo, Y. I., Macías, R. del C. y Segura, F. T. (2012). La evaluación de la competencia argumentativa en foros de discusión en línea a través de rúbricas. Innovación Educativa, 12(60), 17-40.
Contreras, J., Tristancho, J. y Vargas, L. (2013). Evaluación de factores de entorno que afectan el desarrollo de habilidades espaciales en estudiantes de primer semestre en Ingeniería Industrial. Revista Academia y Virtualidad, 6(1), 17-32.
Cronbach, L. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, 16(3), 297-334. https://doi.org/10.1007/BF02310555
Díaz, P. y Jaimes, A. (2017). Evaluación de la autorregulación académica en estudiantes de pregrado de la Corporación Universitaria Minuto de Dios-Uniminuto, en la modalidad virtual-distancia. Revista Academia y Virtualidad, 10(1), 68-78. https://doi.org/10.18359/ravi.2416
Douglas, K. A., Diefes, H. A., Bermel, P., Madhavan, K., Hic- ks, N. M. y Williams, T. V. (2017, 24 de junio). NSF Prime project. Contextualized evaluation of advanced Stem MOOCs. 2017 ASEE Annual Conference & Exposition. https://peer.asee.org/board-32-nsf-prime-project-con-textualized-evaluation-of-advanced-stem-moocs
Estrada, E. y Boude-Figueredo, O. (2015). Hacia una proPuesta para evaluar ambientes virtuales de aprendizaje. Revista Academia y Virtualidad, 8(2), 14-23. https://doi.org/10.18359/ravi.1156
Fallas, D. y Guido, I. (2021). Evaluación de dos cursos modulares en la Universidad de Costa Rica a partir de la conceptualización de la flexibilidad curricular. Revista Electrónica Educare, 25(2), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.25-2.13
Fauzia, N., Rohendi, D. y Riza, L. S. (2016). Implementation of the Cellular Automata Algorithm for developing an educational game. 2016 2nd International Conference on Science in Information Technology (ICSITech), 169- 174. https://doi.org/10.1109/ICSITech.2016.7852628
Fernández, A. (2010). La evaluación orientada al aprendizaje en un modelo de formación por competencias en la educación universitaria. Revista de Docencia Universitaria, 8(1), 11-34. https://doi.org/10.4995/redu.2010.6216
Flórez-Ochoa, R. (2000). Evaluación, pedagógica y cognición. McGraw Hill.
Gallego, M., Gámiz, V. y Gutiérrez, E. (2015). Tendencias en la evaluación del aprendizaje en cursos en línea ma- sivos y abiertos. Educacion XX1, 18(2), 77-96. https://doi.org/10.5944/educxx1.12935
Guadalupe, C. y Rivera, A. (2021). Evaluación formativa del aprendizaje en contextos de provisión remota de servicios educativos en América Latina y el Caribe. Revisión documental, guías y herramientas. Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia (Unicef).
Hernández-Barbosa, R. y Moreno, S. (2007). La evaluación cualitativa: una práctica compleja. Educación y Educadores, 10(2), 215-223.
Hernández-Sampieri, R., Fernández, C. y Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación. McGraw Hill.
Lee, M. M. y Reynolds, T. H. (2015). MOOCs and open education: The unique symposium that led to this special issue. International Journal on E-Learning: Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education, 14(3), 279-288.
Lezcano, L. y Vilanova, G. (2017). Instrumentos de evaluación de aprendizaje en entornos virtuales. Perspectiva de estudiantes y aportes de docentes. Informes Científicos Técnicos -UNPA, 9(1), 1-36. https://doi.org/10.22305/ict-unpa.v9i1.235
Losilla, F. (2017). A web-based design and assessment tool for educational wireless networking projects. Computer Applications in Engineering Education, 25(6), 992- 1000. https://doi.org/10.1002/cae.21850
Lugo-Valdiri, H. (2012). Calidad y evaluación en las instituciones técnicas y tecnológicas en Colombia. Revista Academia y Virtualidad, 5(1), 142-154.
Martínez, A. A. y Gallardo, K. E. (2018). Evaluation of performance and authentic in the model by competences in secondary. A mixed study. REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educacion, 16(3), 103-122. https://doi.org/10.15366/reice2018.16.3.006
McMillan, J. y Schumacher, S. (2005). Investigación educativa. Pearson Educación SA.
Ministerio de Educación Nacional de Colombia (2019). Por el cual se sustituye el Capítulo 2 y se suprime el Capítulo 7 del Título 3 de la Parte 5 del Libro 2 del Decreto 1075 de 2015 -Único Reglamentario del Sector Educación [Decreto 1330 de 2019]. https://bit.ly/35O8qTk
Naidu, S. (2003). Learning and teaching with technology. Principles and practices. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203416891
Polo-Miranda, C. (2009). Estadistica multivariable. Ediciones UPC.
Rojas, A. A., Oviedo, J. P., Pineda, Y. O., Colonia, C. A. y Cadena, L. F. (2011). La resolución de problemas en física. Hacia la construcción de un camino. Revista Colombiana de Fisica, 43(1), 1-4.
Ruiz-Morales, Y. (2013). Evaluación de competencias genéricas en la universidad. Estudio comparativo en entorno b-learning y presencial (Tesis doctoral, Universidad Com- plutense de Madrid). Repositorio institucional UCM: https://eprints.ucm.es/id/eprint/24008/1/T35050.pdf
Steiman, J. (2008). Más didáctica en la educación superior. Miño y Dávila editores.
Suárez, O., Hurtado, A. y Cardozo, O. (2020). 2020 Variables del estrés académico en estudiantes que cursan matemáticas en una facultad de ciencias administrativas y contables. Revista Academia y Virtualidad, 13(1), 37-49.
https://doi.org/10.18359/ravi.3713
Suárez, O., Molina, R. y Orjuela, P. (2020). Elementos para la construcción de un modelo de tutor virtual. Editorial Fundación Universidad Autónoma de Colombia.
Tirado, F., Backhoff, E. y Larrazolo, N. (2016). La revolución digital y la evaluación. Un nuevo paradigma. Perfiles Educativos, 38(152), 182-201. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2016.152.57605
Walpole, R., Myers, R., Myers, S. y Ye, S. (2007). Probabilidad y estadística para ingeniería y ciencias (8.a edición). Pearson Educación SA.