Estratégias e organização digital dos professores universitários em ensino e conectividade no contexto da pandemia gerada pela COVID-19

Palavras-chave: conectividade, aulas virtuais, disposição para a virtualidade, metodologias de ensino virtual, avaliação virtual ou remota

Resumo

O problema de pesquisa consistiu nas implicações pedagógicas, didáticas, metodológicas e avaliativas, emergentes da mudança repentina de ensino presencial a ensino virtual, em todos os programas de graduação da Universidad del Atlántico, Colômbia, sem que os docentes tenham recebido uma formação prévia. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi obter elementos de discussão sobre estratégias didáticas, organização digital, processos metodológicos e avaliativos de docentes dessa universidade, no contexto da pandemia ocasionada pela COVID-19, durante o início do primeiro semestre virtual em cada um dos cursos de graduação. Este estudo é descritivo, exploratório e não experimental, realizado pelo grupo de pesquisas Horizontes em Ensino da Matemática, em que os dados foram coletados por meio de uma enquete on-line desenhada no Google Forms e divulgada de forma massiva por meio de correios eletrônicos dos professores participantes. Entre os principais resultados, é destacada uma categorização constituída por estratégias que giram em trono de três categorias: (1) disposição para as aulas virtuais, (2) metodologias para o desenvolvimento de aulas e (3) estratégias avaliativas no processo de ensino-aprendizagem virtual.

Biografia do Autor

Mayra Alejandra Jiménez-Consuegra, Secretaria Distrital de Educación Barranquilla

Licenciada en Matemática por Universidad del Atlántico, Magíster en Matemática Educativa por la Universidad Autónoma de Guerrero-México. Asesora Pedagógica Especializada de la Secretaria Distrital de Educación Barranquilla, Integrante del Grupo de Investigación Horizonte en Educación Matemática GIHEM de la Universidad del Atlántico.

Emma Flórez Maldonado, Profesora en la Universidad del Atlántico y profesora en I.E.D. Carlos Meisel

Doctora en Ciencias Políticas. Universidad del Atlántico e ied Carlos Meisel, Barranquilla, Colombia.

Geraldis Domenech Pantoja, Universidad del Atlántico

Magíster en Tecnología Educativa y Competencias Digitales. Profesor Universidad del Atlántico y Coordinador IE María Auxiliadora de Galapa-Atlántico

Jesús Berrio-Valbuena, Universidad del Atlántico

Magister en Educación Matemática. Profesor Universidad del Atlántico

Camilo Andrés Rodríguez-Nieto, Universidad del Atlántico

Magíster en Ciencias. Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colombia.

Jonathan Alberto Cervantes-Barraza, Universidad del Atlántico

Doctor en Ciencias con Especialidad en Matemática Educativa. Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colombia.

Armando Aroca Araújo , Universidad del Atlántico

Magíster en Educación. Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colombia

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Biografia do Autor

Mayra Alejandra Jiménez-Consuegra, Secretaria Distrital de Educación Barranquilla

Licenciada en Matemática por Universidad del Atlántico, Magíster en Matemática Educativa por la Universidad Autónoma de Guerrero-México. Asesora Pedagógica Especializada de la Secretaria Distrital de Educación Barranquilla, Integrante del Grupo de Investigación Horizonte en Educación Matemática GIHEM de la Universidad del Atlántico.

Emma Flórez Maldonado, Profesora en la Universidad del Atlántico y profesora en I.E.D. Carlos Meisel

Doctora en Ciencias Políticas. Universidad del Atlántico e ied Carlos Meisel, Barranquilla, Colombia.

Geraldis Domenech Pantoja, Universidad del Atlántico

Magíster en Tecnología Educativa y Competencias Digitales. Profesor Universidad del Atlántico y Coordinador IE María Auxiliadora de Galapa-Atlántico

Jesús Berrio-Valbuena, Universidad del Atlántico

Magister en Educación Matemática. Profesor Universidad del Atlántico

Camilo Andrés Rodríguez-Nieto, Universidad del Atlántico

Magíster en Ciencias. Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colombia.

Jonathan Alberto Cervantes-Barraza, Universidad del Atlántico

Doctor en Ciencias con Especialidad en Matemática Educativa. Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colombia.

Armando Aroca Araújo , Universidad del Atlántico

Magíster en Educación. Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colombia

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Como Citar
Jiménez-Consuegra, M. A., Flórez Maldonado, E. ., Domenech Pantoja, G. ., Berrio-Valbuena, J., Rodríguez-Nieto, C. A., Cervantes-Barraza, J. A., & Aroca Araújo , A. . (2021). Estratégias e organização digital dos professores universitários em ensino e conectividade no contexto da pandemia gerada pela COVID-19. Academia Y Virtualidad, 14(1), 63–85. https://doi.org/10.18359/ravi.5027
Publicado
2021-05-28
Seção
Artigos

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