Educação e democracia: a escola como espaço de construção cidadã

Palavras-chave: educação, democracia, cidadania, escola

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a correspondência existente entre educação e democracia, a partir das propostas teóricas, políticas e filosóficas elaboradas por Dewey e Freire, que reconhecem que a escola é um construto de cidadania. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de abordagem qualitativa, e o tipo hermenêutico-
interpretativo foi empregado. A técnica aplicada baseou-se na análise analítica dos documentos registrados, permitindo o desenvolvimento de uma análise direta e sintética de diversos documentos consultados online, que sustentaram a reflexão em um diálogo pragmático, transformador e sociopedagógico. Entre os resultados, destaca-se que a participação democrática e a construção da cidadania implicam uma identidade ética na esfera da diversidade; além disso, educar para a democracia enfrenta desafios modernos direcionados ao desenvolvimento de valores, hábitos e atitudes democráticas. Conclui-se que a educação requer configurar práticas com inclusão, diálogo, autonomia, pensamento crítico, alteridade, participação, representatividade e deliberação, mas, acima de tudo, educar no âmbito político.

Biografia do Autor

Pablo Emilio Cruz Picón, Universidad Autónoma de Bucaramanga

Magíster en Educación. Universidad Autónoma de Bucaramanga, Bucaramanga, Colombia.

Lady Jazmmin Hernández Correa, Universidad ECCI

Especialista en innovación docente mediada por TIC. Universidad ECCI, Bucaramenga, Colombia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Emilio Cruz Picón, Universidad Autónoma de Bucaramanga

Magíster en Educación. Universidad Autónoma de Bucaramanga, Bucaramanga, Colombia.

Lady Jazmmin Hernández Correa, Universidad ECCI

Especialista en innovación docente mediada por TIC. Universidad ECCI, Bucaramenga, Colombia.

Referências

Adorno, T, W. (1998). Educación para la Emancipación. Ediciones Madrid.

Apple, M., y Beane, J. (1997). Escuelas democráticas. Ediciones Morata.

Avendaño, W., Paz, L., y Parada, A. (2016). Construcción de ciudadanía: un modelo para su desarrollo en la escuela. Revista de Educación USB, 16 (2) 359 – 678. http://www.scielo.org.co/pdf/agor/v16n2/v16n2a07.pdf

Cifuentes, J. (2014). Ambientes favorables para el ejercicio de la democracia en la escuela. Revista Derecho y realidad, (24), 137-154. https://revistas.uptc.edu.co/index.php/derecho_realidad/article/view/4515

Coll, C. (1994). Psicología y Currículo. Editorial Paidós.

Deleuze, G. (2006). Post-scriptum sobre las sociedades de control. Polis Revista Latinoamérica (13), https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2242769.pdf

Dewey, J. (1990). Administración de las instituciones escolares. Universidad de la Sabana.

Dewey, J. (2001). Democracia y Educación. Una introducción a la filosofía de la educación. Ediciones Morata

Dewey, J. (2008). From Absolutism to Experimentalism, en Boydston, J.A. (Ed.) The Collected Works of John Dewey. The Later Works, 1925-1953, Carbondale y Edwardsville: Southern Illinois University Press.

Fajardo, N., Robayo, L., y Rubio, J. (2021). Educación, Cultura Ciudadana Y Territorio. https://www.researchgate.net/profile/Julio-Gallardo-3/publication/351897104_

Feinberg, W y Torres, C. A. (2014). Democracia y educación: John Dewey y Paulo Freire.

Cuestiones Pedagógicas, (23), 29-42. http://institucional.us.es/revistas/cuestiones/23/M_2.pdf

Freire, P. (1994). Pedagogy of Hope. Continuum

Freire, P. (2002). Pedagogía del oprimido. Editorial Siglo XXI.

Freire, P (2011). La educación como práctica de la libertad. Editorial Siglo XXI.

Freire, P. (2013). Pedagogía de la tolerancia. Editorial Paz e terra

Galaz, A., y Arancibia, M. (2021). El desafío de la formación ciudadana: reflexiones a partir de una experiencia de acompañamiento escolar. Revista Brasileira de Educação, (26). https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260004.

Galván, L., y Ochoa, A. (2017). La participación de los estudiantes en una escuela secundaria: retos y posibilidades para la formación ciudadana. Revista mexicana de investigación educativa, 22(72), 179-207. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S140566662017000100179&lng=es&tlng=es.

García, K. (2020). Papel del docente y de la escuela en el fortalecimiento de los Proyectos de Vida Alternativos (PVA). Revista Colombiana de Educación, (79), 109-134. http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S012039162020000200109&script=sci_abstract&tlng=es

Habermas, J. (1987). Teoría de la acción comunicativa. Editorial Taurus.

Hurtado, D. (2006). Democracia y ciudadanía en John Dewey. (Tesis de maestría). https://bibliotecadigital.udea.edu.co/bitstream/10495/6901/1/HurtadoDeicy_2006_DemocraciaCiudadaniaJohnDewey.pdf

Jiménez, R., Orellana, C., Muñoz., C., y Cárcamo, H. (2021). Escuela y participación: La implementación de un plan de formación ciudadana en establecimientos educacionales de Chile. Actualidades Investigativas en Educación, 21(1), 373-402. https://dx.doi.org/10.15517/aie.v21i1.42543

Latin American Public Opinion Project (lapop) (2017). The Political Culture of Democracy in the Americas, 2016/2017: A Comparative Study of Democracy and Governance, editado por Mollie J. Cohen,Noam Lupu y Elizabeth J.Zechmeister. Nashville:Vanderbilt University. https://www.vanderbilt.edu/lapop/ab2016/AB201617_Comparative_Report_English_V2_FINAL_090117_W.pdf

MEN. (1015). Decreto 1075. https://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-351080.html?_noredirect=1

Sarochar, J. (2018). Dimensiones de la noción de ciudadanía en el primer ciclo de enseñanza secundaria en Uruguay y Cataluña. (Tesis doctoral). https://ddd.uab.cat/pub/tesis/2018/hdl_10803_565885/jmsr1de1.pdf

Olivo-Franco, J. L. (2019). Dewey, Freire y Maturana: educación y democracia una deuda pendiente en Latinoamérica. Delectus. Revista de investigación y capacitación continua, 2(1), 9-28. https://www.researchgate.net/profile/Jose-Olivo-Franco/publication/334067845

Osoro, J., y Castro, A. (2017). Educación y democracia: la escuela como “espacio” de participación. Revista Iberoamericana de Educación, 2 (72), 89-108. https://doi.org/10.35362/rie7522635

Raven, M. (2019). Escuela y formación ciudadana: una construcción social de la realidad desde las representaciones sociales de los docentes. (Tesis doctoral). http://mriuc.bc.uc.edu.ve/bitstream/handle/123456789/8384/eraven.pdf?sequence=1

Ruiz, J. (2012). Las escuelas democráticas. Revista documentación social, (6), 125-143. https://aacclarebeliondeltalento.files.wordpress.com/2017/05/07-las-escuelas-democrc3a1ticas.pdf

Unesco, (15 septiembre, 2020). La educación es vital para una cultura democrática y de paz. https://es.unesco.org/news/Dia-Democracia-Romina-Kasman

Vasquez, L., y Sargiotto, V. (2017). Educación, Democracia Y Cambio Social. Aportes De John Dewey Y Paulo Freire. Revista del Instituto de Cultura, Identidad y Comunicación, (12), 50-65. https://publicaciones.unpa.edu.ar/index.php/icic/article/view/278

Zuleta, E. (2002). La participación democrática y su relación con la educación. Revista Polis Académica, 1 (2), 1-6. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2797494

Como Citar
Cruz Picón, P. E., & Hernández Correa, L. J. (2023). Educação e democracia: a escola como espaço de construção cidadã. Academia Y Virtualidad, 16(2), 27–38. https://doi.org/10.18359/ravi.5923
Publicado
2023-12-26
Seção
Artigos

Métricas

Crossref Cited-by logo
QR Code

Alguns itens similares: