Aprendizagem Significativa da Pesquisa Qualitativa em Confinamento Pela Covid-19:
Experiência de Pós-graduação
Resumo
presente pesquisa teve como objetivo conhecer e revelar a aprendizagem significativa alcançada durante o desenvolvimento do curso de pesquisa qualitativa no Mestrado em Educação: Pesquisa e Ensino Superior da Universidad Nacional Hermilio Valdizán, Huánuco, Peru, que mudou da modalidade presencial para a virtual, devido às restrições de confinamento impostas pelo governo peruano em vista do avanço da covid-19 no país. Utilizando o método de pesquisa-ação em sala de aula, o estudo foi desenvolvido na perspectiva metodológica qualitativa com dois grupos de alunos no período acadêmico de 2020-I. Juntamente com as ações pedagógicas, os professores-pesquisadores coletaram informações por meio de depoimentos focados por escrito, registros de tarefas de casa, videoconferências, entre outros. Cinco categorias emergiram do processo de sistematização das informações, sendo as mais saturadas: 1) a leitura e a reflexão são fundamentais e 2) o trabalho colaborativo como estratégia para uma aprendizagem eficaz. Conclui-se que, na experiência de mediação e transformação digital do curso de pesquisa qualitativa, a preparação dos professores no conectivismo e o apoio do modelo educacional baseado na socioformação na configuração de um ambiente pessoal de aprendizagem foram significativos, o que permitiu que os alunos demonstrassem um alto nível de comprometimento,
desempenho e compreensão dos princípios epistemológicos e metodológicos implícitos nesse tipo de pesquisa.
Downloads
Referências
Adell, J. y Castañeda, L. (2010). Los entornos personales de aprendizaje (PLEs): nueva manera de entender el aprendizaje. En R. Roig Vila y M. Fiorucci (Eds.). (2010) Claves para la investigación en innovación y calidad educativas. La integración de las Tecnologías de la Información y la Comunicación y la Interculturalidad en las aulas. Alcoy: Marfil– Roma TRE Universita degli studi.http://hdl.handle.net/10201/17247
Adell Segura, J., y Castañeda Quintero, L. J. (2011). El desarrollo profesional de los docentes en entornos personales de aprendizaje (PLE). En R. Roig y C. Laneve (Eds.). La práctica educativa en la Sociedad de la Información: Innovación a través de la investigación [La pratica educativa nella Società dell‘informazione: L‘innovazione attraverso la ricerca] (pp. 83-95). Editorial Marfil Alcoy. https://digitum.um.es/digitum/handle/10201/24647?mode=full
Adell Segura, J., y Castañeda Quintero, L. J. (2013). La anatomía de los PLEs. En Adell Segura y L. J. Castañeda Quintero (Eds.), Entornos Personales de Aprendizaje: Claves para el ecosistema educativo en red (pp.11-27). Editorial Marfil Alcoy. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7453547
Bourdieu, P., Chamboredon, J., y Passseron, J. (2002). El oficio del sociólogo. Presupuestos epistemológicos (1a.ed.). Siglo XXI Editores Argentina. https://www.perio.unlp.edu.ar/catedras/wp-content/uploads/sites/151/2020/07/bourdieu-Passeron-oficio-del-sociologo-libro-completo-p%C3%A1ginas-112-26-fusionado.pdf
Colmenares Escalona, A. M. (2012). Investigación-acción participativa: una metodología integradora del conocimiento y la acción. Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación, 3(1), 102-115. https://revistas.uniandes.edu.co/index.php/vys/article/view/7540
Consejo Universitario. (2018). Resolución Consejo Universitario N°3146-2018-UNHEVAL. Actualización de los planes de estudio de los programas de maestría. Universidad Nacional Hermilio Valdizán, Huánuco,Perú. https://www.unheval.edu.pe/transparenciaunheval/inicio/descargar?file=aa6a4f3abcab628a4891cb4bf92b7e6431c146d209098bc03239568eb05badd12a0a78996a8b5c72cd45697f7a74c61a9440d7f92783947155d1418e0b052e0403-193e2cd9941b400e3e7aa63b123cdad55e3b6f
Czerwonogora, A. (2014). El aprendizaje en la era digital: nuevos escenarios para el mundo conectado. En. Fioré,E. et al., (2014). Didáctica práctica para enseñanza básica, media y superior(3a ed.), 235-258. Uruguay: Editorial Grupo Magró.https://www.researchgate.net/publication/301651245_El_aprendizaje_en_la_era_digital_nuevos_escenarios_para_el_mundo_conectado
Diario el Peruano. (2020). Atención: Todas las universidades públicas migrarán este año al sistema de educación virtual, Diario El Peruano, Perú, Diario oficial de la República del Perú, [En línea]. https://elperuano.pe/noticia/99004-atencion-todas-las-universidades-publicas-migraran-este-ano-al-sistema-de-educacion-virtual
Esteban Rivera, E. R.; Cámara Acero, A.; Rojas Flores, A., & Chávez Albornoz, J. (2018). La investigación-acción pedagógica. Transformación de la práctica docente. UNHEVAL, Perú.
Esteban Rivera, E. R., Cámara Acero, A. A., & Villavicencio Guardia, M. d. (2020). La educación virtual de posgrado en tiempos de COVID-19. Revista de Estilos de Aprendizaje, 13(Especial), 82-94. http://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/2241
Esteban Rivera, E. R., Portocarrero Merino, E., Rojas Cotrina, A. R., & Piñero Martín, M. L. (2021). La transdisciplinariedad desde el modelo educativo: Una experiencia universitaria. Revista Inclusiones, 8(1), 241-261. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/197
Galindo, L. (2015) Estrategias de aprendizaje colaborativo en la virtualidad. En Ruiz, E.; Galindo, L.; Martínez, N.; y Galindo, R (Eds.), El aprendizaje colaborativo en ambientes virtuales (1.a ed.). Editorial Centro de estudios e investigaciones. https://dialnet.unirioja.es/descarga/libro/652184.pdf
García-Peñalvo, F., Corell, A., Abella-García, V., & Grande, M. (2020). La evaluación online en la educación superior en tiempos de la COVID-19. En: Education In The Knowledge Society (EKS), 21 (26). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7403962
Hartmann, I. (2020). La pandemia de coronavirus: ¿Estamos viviendo el inicio de una nueva era? https://www.clarin.com/sociedad/pandemia-coronavirus-viviendo-inicio-nueva-_0_ToG8N2aQa.html
Heras, A. R. D. L. (2020) Covid-19 y el futuro de una sociedad digital. https://elpais.com/retina/2020/03/12/tendencias/1584018287_038664.html
Latorre, A. (2007). Investigación acción: conocer y cambiar la práctica educativa. Editorial Grao.
Leymonié, J. (2015). Nativos e inmigrantes digitales: ¿cómo aprendemos y enseñamos? En:Dixit, (12), 10-19. https://revistas.ucu.edu.uy/index.php/revistadixit/article/view/292
López, I., González, P. y Velasco, P. (2013). Ser y ejercer de tutor en la universidad. En: Revista de Docencia Universitaria. 11 (2) Mayo-agosto. https://doi.org/10.4995/redu.2013.5569
Martínez Miguélez, M. (2006). Ciencia y Arte en la Investigación Cualitativa. Editorial Trillas.
Maturana, H., y Valera, F. (2003). El árbol del conocimiento: las bases biológicas del entendimiento humano. (1.a ed.). Editorial Lumen. https://pildorasocial.files.wordpress.com/2013/10/autores_humberto-maturana-francisco-varela-el-arbol-del-conocimiento.pdf
Morales, O.; Rincón Á. y Tona, J. (2005). Cómo enseñar a investigar en la universidad. Revista Venezolana de Educación, 9, (29), 217-225. http://www.saber.ula.ve/handle/123456789/19967
ONU. (2020). Más de 156 millones de estudiantes están fuera de la escuela en América Latina debido al coronavirus. Noticias ONU- Cultura y educación; 26 marzo 2020. https://news.un.org/es/story/2020/03/1471822
Padrón, J. (2014). Notas sobre enfoques epistemológicos, estilos de pensamiento y paradigmas [DVD]. Maracaibo, Venezuela: Universidad del Zulia. http://padron.entretemas.com.ve/Notas_EP-EnfEpistPdigmas.pdf
Pedró, F. (2020). Covid-19 y educación superior en América Latina y el Caribe: efectos, impactos y recomendaciones políticas. Análisis Carolina. https://doi.org/10.33960/ac_36.2020
Piñero, M., Rivera, M., y Esteban, E. (2020). El proceder del investigador cualitativo. Precisiones para el proceso de investigación. Coedición UNHEVAL-UPEL IPB. https://doi.org/10.46498/upelipb.lib.0001
Piñero Martín, M. L., Esteban Rivera, E. R., Rojas Cotrina, A. R., y Callupe Becerra, S. F. (2021). Tendencias y desafíos de los programas de posgrado latinoamericanos en contextos de Covid-19. Revista Venezolana de Gerencia, 26(93), 123-138. https://produccioncientificaluz.org/index.php/rvg/article/view/34972
Ricci, C. (2011). Alfabetizaciones múltiples en la formación docente inicial: conjugando lo digital y lo analógico, lo lingüístico y lo disciplinar, lo coloquial y lo académico. En Laco, L.; Natale, L. y Ávila, M (Eds.), La lectura y la escritura en la formación académica, docente y profesional. Editorial de la Universidad Tecnológica Nacional U.T.N. Argentina. http://www.edutecne.utn.edu.ar/lectura_escritura/lectura_escritura.html
Restrepo, B. (2003). Aportes de la investigación-acción educativa a la hipótesis del maestro investigador. En: Pedagogía y Saberes, (18), pp. 65-69. https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/529
Salomón, G., Perkins, D., y Tamar, G. (1992). Coparticipando en el conocimiento. La ampliación de la inteligencia humana con las tecnologías inteligentes CL & E: Comunicación, lenguaje y educación, 4(13), 6-22.https://doi.org/10.1080/02147033.1992.10820997
Sánchez, M., Martínez, A., Torres, R., Agüero, M., Hernández, A., Benavides, M., Jaimes, C., y Rendón, V. (2020). Retos educativos durante la pandemia de Covid-19: Una encuesta a profesores de la UNAM. Revista Digital Universitaria, 21(3). https://doi.org/10.22201/codeic.16076079e.2020.v21n3.a12
Sánchez-Robayo, B.J., y Torres-Duarte, J. (2017). Aprender a investigar investigando. Realización de una propuesta de formación. Revista Científica, 28(1), 17-32. https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.rc.2017.28.a2
SUNEDU. Modifican los criterios para la supervisión de la adaptación de la educación no presencial, con carácter excepcional, de las asignaturas por parte de universidades y escuelas de posgrado como consecuencia de las medidas para prevenir y controlar el Covid-19.https://busquedas.elperuano.pe/normaslegales/modifican-los-criterios-para-la-supervision-de-la-adaptacion-resolucion-n-115-2020-sunedu-cd-1887724-1/
Torres-Gordillo, J., y Herrero-Vázquez, E. (2016). PLE: Entorno personal de aprendizaje vs. entorno de aprendizaje Personalizado. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 27(3), 26-42. https://doi.org/10.5944/reop.vol.27.num.3.2016.18798
UNESCO IESALC. (2020). Covid-19 y educación superior: De los efectos inmediatos al día después. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375125.locale=es
UNHEVAL. (2017). Modelo Educativo. Perú: Vicerrectorado Académico.https://www.unheval.edu.pe/transparenciaunheval/inicio/descargar?file=49ae-458f6c8ee7b4919cb5d877d2b81a069fe69669a-218759ba74949a9ba9004b7629363a2158d55c5b31c1e-4debb6b18eec4182a438ef23b5470ced23307b5129-637904fc2e9ca7de9bd4fb66d91719fe6880c3ec
Vera, A., y Jara, P. (2018). El Paradigma socio crítico y su contribución al Prácticum en la Formación Inicial Docente. http://innovare.udec.cl/wp-content/uploads/2018/08/Art.-5-tomo-4.pdf
Yong, E., y Bedoya, D. (2016). De la educación tradicional a la educación mediada por TIC: Los procesos de enseñanza aprendizaje en el siglo XXI. Virtual Educa. https://acceso.virtualeduca.red/documentos/ponencias/puerto-rico/1061-184b.pdf
Zambrano, A. (2005). Un modelo de formación de formación de docentes en la obra y pensamiento pedagógico de Philippe Meirieu. Educere, 9(29), 145-158. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1311588
Copyright (c) 2022 Academia y Virtualidad
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.