Aprender em casa sobre o universo em tempos de COVID-19, incorporando o uso de simuladores
Resumo
O artigo divulgou os resultados de uma experiência pedagógica relacionada à incorporação de simuladores, a fim de fortalecer os processos de aprendizagem na área das ciências sociais, em todo o universo. A proposta surgiu no âmbito da pandemia de COVID-19, aspecto que gerou a ne- cessidade de desenhar estratégias inovadoras para promover uma aprendizagem significativa que despertasse o interesse dos alunos pelo universo, durante o trabalho acadêmico em casa. A proposta pedagógica incluiu atividades de aprendizagem baseadas no uso do simulador Celestia, aplicando ferramentas online e aproveitando a situação gerada pelo novo esquema de aprendizagem. Acompanhar o desenvolvimento de cada sessão planejada permitiu que nós pudéssemos estabelecer o progresso dos alunos que participaram do estudo. Houve um aumento na escala de avaliação ins- titucional da área de ciências sociais, com um maior desempenho dos alunos do sexto ano de 8,9 % para 100 %, concluindo assim a utilidade da estratégia pedagógica com este simulador como ferramenta de trabalho para professores e como auxílio didático para o ensino de temas relacionados ao universo. Além disso, também houve evidências de melhora na competência cognitiva e um incentivo para a criação de cenários de reflexão por parte dos alunos.
Downloads
Referências
Aguilar, S. (2005). Fórmulas para el cálculo de la muestra en investigaciones de salud. Salud en Tabasco, 11(1-2), 333-338.
Betancourt, J. L. (2015) Reconstrucción geohistórica del lugar y el territorio en la Institución Educativa Distrital Villamar [Tesis de maestría, Universidad Nacional de Colombia].
Camino, N. (1999). Sobre la didáctica de la astronomía y su inserción en EGB. En M. Kaufman y L. Fumagalli (Eds.) Enseñar ciencia naturales. reflexiones y propuestas didácticas (pp. 143-173). Paidós.
Castillo, R. A. (2008). Herramientas informáticas para la aplicación de técnicas de desarrollo de pensamiento creativo. Educere, 12(43), 741-749.
Franco, A. J. y López, V. M. (2017). Retención de los conocimientos sobre el universo: estudio en alumnos españoles de 5o de educación primaria, a partir de una estrategia didáctica basada en la terminología científica. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 22(72), 235-271.
Gil-Quílez, M. J. y Martínez-Peña, M. B. (2005). El modelo Sol-Tierra-Luna en el lenguaje iconográfico de estudiantes de magisterio. Enseñanza de las Ciencias, 23(2), 153-166.
González, L. Y. (2012). Diseñar e implementar una unidad didáctica interactiva para la enseñanza-aprendizaje con herramientas tic del tema ubicación geográfica y espacial en astronomía para estudiantes del grado undécimo. Estudio de caso: Institución Educativa Javiera Londoño-Sevilla del municipio de Medellín [Tesis doctoral, Universidad Nacional de Colombia].
Hernández, M. J. (2013). Proyecto Curricular Investigando Nuestro Mundo [6-12]. Investigando la Tierra y el Universo. Díada.
Losada, M. V., Rodríguez, U. P., Miguel, A. M. U. y Correa, A. A. (2012). Problemáticas del proceso de enseñanza y aprendizaje de la Astronomía. Boletín das Ciencias, 25(76), 107-109.
Martínez, B. (2011). Luces y sombras de las medidas de atención a la diversidad en el camino de la inclusión educativa. Revista Interuniversitaria de Formación de Profesorado, 25(1), 165-184.
Ministerio de Educación Nacional-Mineducación. (2001). Estándares Básicos de Competencias en Lenguaje, Matemáticas, Ciencias y Ciudadanas. Autor. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-116042_archivo_pdf.pdf
Moreira, M. A. (2012). La teoría del aprendizaje significativo crítico: un referente para organizar la enseñanza contemporánea. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 31, 9-20.
Palomar, R. y Solbes, J. (2015). Evaluación de una propuesta para la enseñanza y el aprendizaje de la astronomía en secundaria. Enseñanza de las Ciencias, 33(2), 91-111. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.1462
Parco, R. y Estalyn, L. (2019). Software libre y su aplicación en el aprendizaje de la Unidad 3 de Biología en los estudiantes de primero de Bachillerato General Unificado en la Unidad Educativa Municipal Oswaldo Lombeyda, DM de Quito, 2018-2019 [Tesis de grado, Universidad Central del Ecuador].
Pinzas, E. J. (2019). Desarrollo virtual basado en el uso de CMS Dokeos para los alumnos de secundaria de computación de IE coronel Pedro Portillo Pucallpa-2018 [Tesis de grado, Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo].
Redacción Semana (2019, 12 de marzo). Colombia, el país de la OCDE con los resultados más bajos en las pruebas Pisa 2018. Revista Semana. https://www.semana.com/educacion/articulo/como-le-fue-a-colombia-en-las- ultimas-pruebas-pisa/642984
Salinas, J. M. y Ayala, J. B. (2017). Uso de simuladores en el aula para favorecer la construcción de modelos mentales. En Reducación y Tecnología. Propuestas desde la investigación y la innovación educativa 2017 (pp. 313- 316). Santiago, Chile.
Sampieri, R. H (2014). Metodología de la investigación. McGraw Hill Education.
Vargas, G. (2002). Factores que dificultan la retención de los elementos químicos en los alumnos del tercer grado de educación secundaria del colegio nacional "Abilia Ocampo" del distrito de Rioja [Tesis doctoral, Universidad Nacional de San Martín].
Vega-Navarro, A. (2001). Tenerife tiene seguro de Sol (y de Luna). Representaciones del profesorado de primaria acerca del día y la noche. Enseñanza de las Ciencias, 19(1), 31-44. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.4012