Integração do GeoGebra com o Moodle para Construir Recursos Digitais em Matemática
Resumo
Neste artigo, são apresentadas as considerações teóricas, a metodologia, as fases de implementação
e as técnicas utilizadas no projeto de pesquisa intitulado “Design e desenvolvimento de um modelo de recurso
educacional especializado em salas de aula de matemática” (INV-DIS-2320), financiado pela vice-reitoria de pesquisa
da Universidad Militar Nueva Granada, Colômbia. Os resultados obtidos nesse projeto incluem a construção de
um recurso digital para a disciplina de cálculo multivariável, que consegue integrar o software GeoGebra com a
plataforma de aprendizagem Moodle. O objetivo desse recurso é gerar interações entre os alunos e os aplicativos
GeoGebra nas diferentes ferramentas do Moodle, a fim de favorecer a exploração e a manipulação dinâmica dos
objetos matemáticos estudados na disciplina. Finalmente, mostramos a sala de aula virtual de aprendizagem com
os aplicativos criados no GeoGebra para a disciplina de cálculo multivariável.
Downloads
Referências
Álvarez Alfonso, I., Ángel Bautista, J. L., Carranza Vargas, E., y Soler Álvarez, M. N. (2014). Actividades matemáticas: conjeturar y argumentar. Números. Revista de Didáctica de las Matemáticas, 85, 75-90. http://funes.uniandes.edu.co/3681/
Blández Ángel, M. J. (2010). La investigación-acción: un reto para el profesorado: guía práctica para grupos de trabajo, seminarios y equipos de investigación. http://hdl.handle.net/11162/66238
Castañeda Castañeda, J. (2011). Diseño de un aula virtual para la enseñanza de endoscopia ginecológica en un curso de posgrado [Trabajo de grado]. Universidad Militar Nueva Granada. http://hdl.handle.net/10654/6364.
Colorado Ordóñez, P., y Cogollo Rincón, J. G. (2014). La convergencia tecnológica en las aulas virtuales de la Facultad de Estudios a Distancia de la Universidad Militar Nueva Granada (UMNG). Academia y Virtualidad, 7(2), 112. https://doi.org/10.18359/ravi.323
D'Amore, B. (2006). Objetos, significados, representaciones semióticas y sentido. RELIME. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, 9(1), 177-196.
Duval, R. (2006). Un tema crucial en la educación matemática: La habilidad para cambiar el registro de representación. La Gaceta de la Real Sociedad Matemática Española, 9(1), 143-168.https://gaceta.rsme.es/abrir.php?id=546
Gatica, S. N., & Ares, O. E. (2012). La importancia de la visualización en el aprendizaje de conceptos matemáticos. Edmetic, 1(2), 88-107.https://doi.org/10.21071/edmetic.v1i2.2853
Godino, J. (2002). Un enfoque ontológico y semiótico de la cognición matemática. Recherches en Didáctique des Mathématiques, 22(2.3), 237-284.https://www.ugr.es/~jgodino/funciones-semioticas/04_enfoque_ontosemiotico.pdf
Godino, J. (2003). Teoría de las funciones semióticas: Un enfoque ontológicosemiótico de la cognición e instrucción matemática. Trabajo de investigación presentado para optar a la Cátedra de Universidad de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada. Universidad de Granada.https://www.ugr.es/~jgodino/funciones-semioticas/monografiatfs.pdf
Gómez Santofimio, L., & Buitrago Torrado, J. C. (2011). El aula virtual como herramienta y metodología para la enseñanza en medicina nuclear.[Trabajo de grado].Universidad Militar Nueva Granada.https://repository.unimilitar.edu.co/handle/10654/5372
Gutiérrez, A. (1992). Procesos y Habilidades en visualización Espacial. Memorias del III Simposio Internacional sobre Investigación en Educación Matemática: Geometría, (pp. 44-59) Extraído el 10 de junio, 2009 de http://www.uv.es/Angel.Gutierrez/marcotex.html
Gutiérrez, M. y Maz, A. (2004). Educación y diversidad. En M. Benavides, R. Blanco, E. Castro y A. Maz (Eds.), La educación de niños con talento en Iberoamérica (pp. 15-24). Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139179
Gutiérrez Mendoza, L., Ariza Nieves, L. M., y Jaramillo Mujica, J. A. (2014). Estrategias didácticas en el uso y aplicación de herramientas virtuales para el mejoramiento en la enseñanza del cálculo integral. Academia y Virtualidad, 7(2), 64-75. https://doi.org/10.18359/ravi.319
Hershkowitz, R., Schwarz, B., & Dreyfus, T. (2001). Abstraction in context : Epistemic actions. Journal for Research in Mathematics Education, 32(2), 195–222. https://doi.org/10.2307/749673
Jiménez, J. & Jiménez, S. (2017). GeoGebra, una propuesta para innovar el proceso enseñanza-aprendizaje en matemáticas. Revista Electrónica sobre Tecnología, Educación y Sociedad, 4(7). https://www.ctes.org.mx/index.php/ctes/article/view/654
Jimenez, W. A., Mora Mendieta, L. C., y Rojas, S. M. (2011). Características del talento matemático asociadas a la visualización [ponencia]. XIII Conferencia Interamericana de Educación Matemática. https://docplayer.es/90492670-Caracteristicas-del-talento-matematico-asociadas-a-la-visualizacion.html
Londoño, E. M., y Córdoba Vargas, H. (2011). Enseñar matemáticas usando objetos virtuales de aprendizaje en la Universidad Católica de Pereira. Entre Ciencia e Ingeniería, 5(10), 148-162. https://revistas.ucp.edu.co/index.php/entrecienciaeingenieria/article/view/744/738
Macías Sánchez, J. (2014). Los registros semióticos en matemáticas como elemento de personalización en el aprendizaje. Revista de Investigación Educativa Conect@2, 4(9), 27-57. https://docplayer.es/202585405-Los-registros-semioticos-en-matematicas-como-elemento-de-personalizacion-en-el-aprendizaje-macias-sanchez-jesus.html
Ministerio de Educación Nacional, men (2019). Plan Nacional Decenal de Educación 2016-2026. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-392916_recurso_1.pdf
Noss, R., & Hoyles, C. (1987). Seeing What Matters: Developing an Understanding of the Concept of Parallelogram Through a Logo Microworld. Archaeological News Letter, (4), 57–60.
Paixao, I. (2011). El aula virtual: estrategia didáctica en la enseñanza del Derecho Penal General. Recuperado de: http://hdl.handle.net/10654/3233.
Penagos, M., Mariño, L. F., & Hernández, R. V. (2017). Pensamiento matemático elemental y avanzado como actividad humana en permanente evolución. Revista Perspectivas, 2(1), 105-116. https://doi.org/10.22463/25909215.1289
Ruiz-López, N. (2003). Uso integrado de Moodle y GeoGebra en la enseñanza de la geometría. Contexto & Educação, 28(90), 5-22. https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/530
Sierra, M. (2011) Investigación en educación matemática: objetivos, cambios, criterios, métodos y difusión. Educatio Siglo XXI 29(2), 173- 198.https://revistas.um.es/educatio/article/view/133021
Universidad Militar Nueva Granada. (2011). Modelo Pedagógico Institucional. https://repository.unimilitar.edu.co/handle/10654/10605
Universidad Militar Nueva Granada (2011). Modelo Pedagógico Institucional. Bogotá: Universidad Militar Nueva Granada, pp.43-51.
Dados de financiamento
Copyright (c) 2022 Academia y Virtualidad
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.