Estratégia de ensino de direitos humanos por meio da videoarte

Palavras-chave: estratégia, arte em vídeo, assédio moral, direitos humanos, enseñanza

Resumo

Este artigo contém uma experiência educativa durante a emergência sanitária por COVID-19, na Instituição Educacional Buenos Aires, localizada na municipalidade de Soacha, Cundinamarca. O estudo, além do objetivo de desenvolver uma estratégia de ensino para grupos de direitos humanos, está trabalhando no vídeo para a redução do bullying em alunos do oitavo ano do departamento de ciências sociais, apontando que há um problema com essa instituição entre os alunos, causando uma vulnerabilidade dos direitos humanos. Neste sentido, a estratégia assenta numa investigação de tipo misto de abordagem descritiva, em cinco fases: identificação, planeamento, implementação, reconciliação e validação.

Os resultados desta pesquisa relatam que é preciso ensinar o ser humano por meio da videoarte, e que é possível que os alunos gerem reflexões e processos de concentração sobre o bullying, utilização como meio de aprender, criar e manifestar o ser humano. Por fim, conclui-se que o uso da videoarte é uma tecnologia educacional necessária para ensinar aos alunos a responsabilidade social, conscien- tização e expressão, dentro de uma escola que precisa se preparar para a mudança do mundo atual.

Biografia do Autor

German Camilo Salinas Herrera, Secretaría de Educación y Cultura, Soacha, Colombia

Magíster en Tecnologías Digitales Aplicadas a la Educación. Secretaría de Educación y Cultura, Soacha, Colombia.
Correo electrónico: salinasg@iebuenosaires.edu.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2803-7652

Kimberly Rojas Peña , Secretaría de Educación y Cultura, Soacha, Colombia

Magister en Ciencias Ambientales. Secretaría de Educación y Cultura, Soacha, Colombia.
Correo electrónico: rojask@iebuenosaires.edu.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1873-7118

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

German Camilo Salinas Herrera, Secretaría de Educación y Cultura, Soacha, Colombia

Magíster en Tecnologías Digitales Aplicadas a la Educación. Secretaría de Educación y Cultura, Soacha, Colombia.
Correo electrónico: salinasg@iebuenosaires.edu.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2803-7652

Kimberly Rojas Peña , Secretaría de Educación y Cultura, Soacha, Colombia

Magister en Ciencias Ambientales. Secretaría de Educación y Cultura, Soacha, Colombia.
Correo electrónico: rojask@iebuenosaires.edu.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1873-7118

Referências

Ayelen, R. y García, P. (2015). La video recreación en los centros educativos: una oportunidad para valorar y respetar la pluralidad. Instituto de Educación y Ciencia. https://eric.ed.gov/

Bonet, E. (1980). En torno al vídeo. Barcelona: Editorial Gustavo Gil. https://issuu.com/universidaddelpaisvas-co/docs/en-torno-al-video

Bruner, J. (2006) Frames for thinkikg. Ways of making meaning. Explorations in culture and cognition. Londres: Cambridge University Prees.

Castañeda, G. (2010) La violencia verbal en el aula. Revista Enunciación, 16(1), 58-69. Bogotá, Colombia. https://doi.org/10.14483/22486798.3589

Crow, T. (2008). La inteligencia del arte. México: Fondo de Cultura Económica.

Dato, E. (2007). Violencia escolar: el maltrato entre iguales en la educación secundaria obligatoria 1999-2006. Madrid. http://www.oei.es/oeivirt/Informeviolencia.pdf

DelRío,P.(2014).El arte es a la vida lo que el vino es a la uva. La aproximación sociocultural a la educación artística. Revista Cultura y Educación, 16(1-2), 1-240. https://doi.org/10.1174/1135640041752858

Dewey, J. (2009). El arte como experiencia. México: Fondo de Cultura Económica.

Elichiry, N. (2009). Escuela y aprendizajes. Trabajos de psicología educacional. Buenos Aires: Manantial.

Elichiry, N. y Regatky, M. (2010). Aproximación a la educación artística de la Escuela. Anuario de Investigaciones. Vol. XVII. Argentina: Universidad de Buenos Aires.

Farías, A. y Fonseca, A. (2016). Arte e informática, creando interdisciplinariedad para una educación tecnológica compleja. Revista Pensamiento, Palabra y Obra, n.o 16. https://dialnet.unirioja.es/ https://doi.org/10.17227/ppo.num16-3976

Fernández, M. y Ramiro, M. (2014). Derechos humanos y comics: un matrimonio estéticamente bien avenido. Revista derecho de Estado, 32, 243-280. https://dialnet.unirioja.es/

García, A. (2012). Videoarte en contextos educativos las nuevas narrativas audiovisuales y su inclusión curricular en los programas de educación artística desde una perspectiva a/r/t/ográfica. Universidad de Granada. https://es.scribd.com/document/372123290/Videoarte-en-contextos-educativos-pdf

Gil, F. (2014). La educación en derechos humanos en el sistema educativo. Revista Monográfico. Facultad de Educación Universidad Complutense. https://www.es.amnesty.org/en-que-estamos/temas/educacion-en-derechos-humanos/

Instituto Interamericano de Derechos Humanos. (2014). Prevención del acoso escolar Bullyng y Ciberbullyng, San José de Costa Rica. https://www.iidh.ed.cr/IIDH/media/1573/bulling-2014.pdf

Lowenfeld, V. y Lambert, B. (2008). Desarrollo de la capacidad creadora. Nueva York: Editorial Kapeluz.

Magendzo, A. (2016). Educación en derechos humanos: un desafío para los docentes de hoy. Primera edición. ISBN: 966-282-817-4. https://books.google.com.co/books?id=rknenIwfcHYC&printsec=frontcover&hl=es#v=onepage&q&f=false

Magendzo, A. y Toledo, I. (2015). Educación en derechos humanos: estrategia pedagógica-didáctica centrada en la controversia. Revista Electrónica Educare (Educare Electronic Jornal). e-ISSN: 1409-4258, 19(3). https://doi.org/10.15359/ree.19-3.2

Manovich, L. (2005) El lenguaje en los nuevos medios de comunicación: la imagen en la era digital. (1.° ed.). Buenos Aires: Paidós. http://fba.unlp.edu.ar/lenguajemm/?wpfb_dl=93

men (2020). Circular n.o 20 del 16 de marzo de 2020. Medidas adicionales y complementarias para el manejo, control y prevención del Coronavirus (COVID-19). https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-394018_recurso_1.pdf

Olweus, D. (2008). Conductas de acoso y amenaza entre escolares. Madrid: Ediciones Morata.

Organización Naciones Unidas (ONU) (2016). Derechos Humanos. Unión interparlamentaria. https://www.ohchr.org/Documents/Publications/mentaris_SP.pdf

Pantoja, A. (2011). Los nuevos medios de comunicación social: las redes sociales, Universidad de Extremadura. https://www.academia.edu/7574393/Los_nuevos_medios_de_comunicaci%C3%B3n_social_las_redes_sociales

Ros, N. (2004). El lenguaje artístico, la educación y la creación. Revista Iberoamericana de Educación, 35(1), 1-8.

https://doi.org/10.35362/rie3512901

Serrano, J., Gutiérrez, I. y Prendes, M. (2016). Internet como recurso para enseñar y aprender. Una aproximación práctica a la tecnología educativa. Sevilla: Eduforma.

Sorrivas, N. (2015). El video arte como herramienta pedagógica. Cuaderno 52 Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, 81-94.

Terigi, F. (2007). Nuevas reflexiones sobre el lugar de las artes en el currículum escolar. Educar Sobre Impresiones Artísticas (pp. 87-97). Buenos Aires.

Torrance, E. y Myers, R. (2007). La enseñanza creativa. Madrid: Santillana.

Veccia, T., Levin, E. y Waisbrost, C. (2012). Agresión, violencia y maltrato en el grupo de pares. Aplicación de una metodología cualitativa multiétnica con alumnos de séptimo grado de una escuela pública de la ciudad de Buenos Aires. Revista Agresión, violencia y maltrato en el grupo de pares, 15(2), 13-34. https://doi.org/10.15381/rinvp.v15i2.2937

Villota, M. y Velásquez, F. (2015). El acoso escolar. Revista saber ciencia y libertad, 1. file:///C:/Users/salig/Downloads/Dialnet-ElAcosoEscolar-5329121.pdf

Como Citar
Salinas Herrera, G. C., & Rojas Peña , K. . (2022). Estratégia de ensino de direitos humanos por meio da videoarte. Academia Y Virtualidad, 15(1), 29–43. https://doi.org/10.18359/ravi.5341
Publicado
2022-04-22
Seção
Artigos

Métricas

Crossref Cited-by logo
QR Code

Alguns itens similares: