A Bogotá percebida pelos jovens universitários
narrativas e signos identitários da cidade
Resumo
Os símbolos da cidade de Bogotá resultam numa forma de interpretar diferentes manifestações abstratas dos espaços urbanos contemporâneos que se resumem em imaginários, narrativas e signos identitários da cidade. Esses elementos contribuem para a formação do conceito de marca cidade, entendendo que esta é uma marca com a qual se identificam esses espaços. Em termos gerais, a marca cidade é uma estratégia de marketing que procura promover um determinado núcleo urbano. Essa estratégia pode ser a ideia de que Bogotá está mais perto das estrelas, por exemplo, afirmação com a qual se pretende vender uma cidade que olha para as alturas. Ao abordar um estudo com universitários para ver de que maneira eles veem a cidade, pretende-se analisar se os símbolos tradicionais de Bogotá são levados em consideração por eles, se as informações e tradições que vêm dos meios de comunicação em massa ou dos forasteiros que visitam e habitam a cidade correspondem com as identidades próprias dos habitantes de Bogotá e como se dão as narrativas de Bogotá com relação aos signos identitários dos jovens. O interesse desta pesquisa é compreender quais são os signos identitários, os imaginários e as narrativas que os jovens universitários bogotanos consideram que caracterizam a cidade e podem contribuir para a construção de uma proposta de marca cidade.
Downloads
Referências
Archivo General de la Nación. (2018). Varios títulos Revista Memoria. Memoria, N/A.
Arciniegas, G. (2018). Diccionario etimológico. Recuperado de http://etimologias.dechile.net/?Bogota-
Arguello, R. (2009). Ciudad Gótica. Genealogía de lo simbólico y lo diabólico en el territorio urbano. Bogotá: Ambrosía Editores.
Arias, A. M., y Sara, A. (2015). Investigación narrativa: apuesta metodológica para la construcción social de conocimientos científicos. CES psicología, 171-181.
Augé, M. (1993). Los no lugares espacios del anonimato : una antropología de la sobremodernidad. Barcelona: Gedisa.
Bloor, D. (2003). Conocimiento e imaginario social. Barcelona: España.
Alcaldía de Bogotá. (2000). Alcaldía de Bogotá. Recuperado de http://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjurMantenimiento/normas/Norma1.jsp?i=4133
Braun, E. K. (2013). My City-My Brand: The Role of residents in Place Branding. Journal of Place Management and Development, 6(1), 18-28. doi: https://doi.org/10.1108/17538331311306087
Cabrero, E. (2013). Retos de la competitividad urbana. México: Centro de investigación y docencia económicas, A.C.
Castiblanco, R. A. (2003). La estación de la sabana, el tren en los espacios imaginarios y la historia de Bogotá. Cali: Universidad del Valle.
Castro, L., Castro, M. A., y Navarro, J. (2016). Metodología de las ciencias sociales. Madrid: Tecnos.
Chiu, H. E. (2012). How to align your Brand stories with your products. Journal of retailing, 88, 262-275. doi: https://doi.org/10.1016/j.jretai.2012.02.001
Cuervo, G. L. (1997). Industria y ciudades en la era de la mundialización (1980-1991). Un enfoque socioespacial. Bogotá: CIDER-COLCIENCIAS.
Dominguez de la Ossa, E., y Herrera, G. J. (2013). La investigación narrativa en psicología: Derfinición y funciones. Psicología desde el caribe, 620-641.
Duhau, E., y Giglia, A. (2016). Metrópoli, espacio público y consumo. México: Fondo de Cultura Económica.
Espinoza, D. A., y Aya, E. N. (2012). Los universitarios y la democracia en Bogotá: un caso de marketing político. Papel Político, 17(1), 15-55.
Fuentes Martínez, S. I. (2007). Sistema de gestión comunicacional para la construcción de una marca ciudad o marca país. Signo y pensamiento, 26(51).
García-Huidobro, R. (2016). La narrativa como método desencadenante y producción teórica en la investigación cualitativa. Empiria, 155-178. doi: https://doi.org/10.5944/empiria.34.2016.16526
Gerhart, S., y Breuninger, H. (2005). Teoría de la Cultura. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
González, T. F. (1994). 20 crónicas policíacas. Bogotá: Planeta.
González-Monteagudo, J., y Ochoa-Palomo, C. (2014). El giro narrativo en España. Investigación y formación con enfoques auto/biográficos. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 19,(62), 809-829.
Hoyer, W. E. (2010). Comportamiento del consumidor. México: Cengage Learning.
Jimeno, M., et al. (2016). Etnografías contemporáneas III: las narrativas en la investigación antropológica. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
Kirgiz, A. (2013). City brandig based on marketing aesthetics. United States: Lap Lambert Academics Publishing.
Libuy García, J. (2007). El entorno del hombre en la ciudad, su identidad social urbana. Revista Chilena de Economía y Sociedad, 75-87.
Lotman, I. (1998). Semiosfera III. Madrid: Cátedra.
Lucarelli, A. y. (2011). City branding: a state-of-the-art review of the research domain. Journal of place management and development, 4(1), 9-27. doi: https://doi.org/10.1108/17538331111117133
Macías, B., y De La Mata, M. (2013). Narrative of migration: emotions and the interweaving of personal and cultural identity through narrative. Culture and Psychology, 19(3), 348-368. doi: https://doi.org/10.1177/1354067X13489316
Mancera, C. A. (2012). Niños expósitos y menores en Bogotá. Nomádas, 36, 1791-1920.
Martinez Castro, J. C. (02 de 11 de 2017). El tiempo. Recuperado de http://blogs.eltiempo.com/digital-jumper/2017/11/02/guia-para-construir-una-marca-ciudad/
Mejía, P. G. (1999). Los años del cambio. Historia urbana de Bogotá 1820-1910. Territorios 498, 1820-1910.
Mendoza, G. J. (2015). Las formas del recuerdo. La memoria narrativa. Athenea digital 6, 1-16.
Misty, W., y Zea Asociados. (2018). Manual de identidad visual. Libro de orientación para el uso de la marca Bogotá. Recuperado de http://www.bogotaturismo.gov.co/sites/intranet.bogotaturismo.gov.co/files/MANUAL%20MARCA%20BOGOTA_BAJA%20copy.pdf
Moles, A., y Rohmer, E. (1972). Sicología del espacio. Madrid: Ricardo Aguilera.
Montagud, X. (2015). Complejidad, reflexividad y autoetnografía. Las posibilidades de la investigación narrativa en la mejora de la práctica profesional. Trabajo social global. Revista de Investigaciones en Intervención social, 3-23.
Muñoz, C. F., y Galera, M. D. (7 de 09 de 2017). Cómo se comunican los jovenes en el mundo digital. Eduteca Universidad ICESI. Recuperado de http://eduteka.icesi.edu.co/articulos/como-se-comunican-los-jovenes-mundo-digital
Packer, M. (2013). La ciencia de la investigación cualitativa. Bogotá: Universidad de los Andes. doi: https://doi.org/10.7440/2013.48
Páramo, P. (2002). En busca de la identidad de lugar del bogotano: interacción con el pasado de la ciudad en el espacio público. Territorios 8(), ?-84.
Prata, A. F. (2017). Escribir la ciudad. Bogotá: Universidad de Los Andes.
Prilenska, V. (2012). City Branding as a Tool for Urban Regeneration: Towards a Theoretical Framework. Architecture and Urban Planning, 12-16. doi: https://doi.org/10.7250/aup.2012.002
Rovira, R. J. (2017). Persona no consumidor: antropología, neurociencia y hormonas para el marketing. Barcelona: Business and Marketing School.
Schiffman, L. G. (1997). Comportamiento del consumidor. México: Prentice Hall.
Silvestri, A. Y. (1993). Batjin y Vygotski: la organización semiótica de la conciencia. Barcelona: Anthropos.
Sparkes, A., y Devis, J. (2007). Investigación narrativa y sus formas de análisis: una visión desde la educación física y el deporte. Primer simposio internacional educación, cuerpo y ciudad. Simposio llevado a cabo en Expomotricidad, Medellín, Colombia. Disponible en https://revistas.udea.edu.co/index.php/expomotricidad/issue/view/3041
Tilley-Lubbs, G. A. (2014). Critical autoetnography and the vulnerable self as a researche. Multidisciplinary Journal of Educational Research, 4(3), 268-285.
Valenzuela, M. (2012). Marca-ciudad como instrumento de atracción industrial para el sector aeroespacial. México: Universidad Autónoma de Baja California.
Valenzuela, R. M. (2015). La estrategia de marca-ciudad en la función del turismo. El periplo sustentable, 59-80.
Willig, C. (2013). Introducing Qualitative Research in Psychology. New York: Open University Press.
Zea, G., y Ardila, M. E. (2008). Desatar posiciones ciudadanas. Del proyecto imaginarios urbanos de Armando Silva. Bogotá: Museo de Arte Moderno.
Zhang-Yu, C., y Lalueza, J. L. (2017). Una aproximación autoetnográfica a la construcción de la identidad en entornos de diversidad cultural. En A.P. Costa, 6o. Congreso iberoamerricano en investigación cualitativa. Vol 1. (pp. 246-251). Oliveira de Azemeis, Portugal: Ludomedia.