Estratégias para a elaboração e correção de questionários na plataforma Moodle
Resumo
Este artigo surge da atividade docente na plataforma Moodle. Seu objetivo é ilustrativo, pois procura dar um exemplo de diversas situações que se produziram no uso dos questionários da plataforma e oferecer opções didáticas que podem resultar de utilidade na hora de resolver situações similares. Pretende-se focalizar dois aspectos do uso dos questionários do Moodle: a elaboração de enunciados e a revisão manual dos resultados automáticos que a plataforma produz. Em primeiro lugar, faz-se uma breve explicação a respeito dos questionários: em que consistem, que tipos de perguntas permitem realizar, como se obtêm os resultados e como se revisam. Em segundo lugar, oferecem-se algumas ferramentas utilizadas na prática docente pessoal para a elaboração apropriada de enunciados. Em terceiro lugar, proporcionam-se algumas orientações sobre o modo de realizar as revisões das correções automáticas do Moodle. Finalmente, encerra-se o trabalho com uma conclusão que sintetiza o trabalhado.
Downloads
Referências
Aulas Virtuales Facultad de Filosofía y Letras-UN Cuyo. (12 de abril de 2019). Recuperado de: https://www.virtual.ffyl.uncu.edu.ar
Curso ABC Moodle. (12 de abril de 2019). Aulas Virtuales Facultad de Filosofía y Letras-UN Cuyo. Recuperado de: https://www.virtual.ffyl.uncu.edu.ar/course/view.php?id=20
Domínguez Lázaro, M. (2010). Moodle, una plataforma formativa con gran proyección en los nuevos modelos de enseñanza. Didáctica, Innovación y Multimedia, (19), 1-14.
Gómez Rey, I., Hernández García, E. y Rico García, M. (2009). Moodle en la enseñanza presencial y mixta del inglés en contextos universitarios. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 12(1), 169-193.
Langacker, R. (2008). Cognitive Grammar. Nueva York, United States: Oxford University Press. doi: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195331967.001.0001
Llorente Cejudo, M. (2007). Moodle como entorno virtual de formación al alcance de todos. Revista Científica de Comunicación y Educación, XV(28), 197-202. doi: https://doi.org/10.3916/C28-2007-20
López, J., Romero, E., y Ropero, E. (2010). Utilización de Moodle para el desarrollo y evaluación de competencias en los Alumnos. Formación universitaria, 3(3), 45-52. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-50062010000300006
Marín Díaz, V., y Maldonado Berea, G. (2011). El alumno universitario cordobés y la plataforma virtual Moodle. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (38), 121-128.
Martinet, A. (1949). La double articulation linguistique. Travaux du Cercle linguistique de Copenhague, 5, 30-37. doi: https://doi.org/10.1080/01050206.1949.10416289
Martinet, A. (1957). Arbitraire linguistique et double articulation. Cahiers Ferdinand de Saussure, (15), 105-116.
Pena, J. (1999). Partes de la morfología. En Demonte, V., y Bosque, I. (Eds.). Gramática descriptiva de la lengua española. Vol. 3. (pp. 4305-4366). Madrid: Espasa.
Sánchez Rodríguez, J. (2009). Plataformas de enseñanza virtual para entornos educativos. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (34), 217-233.
Suárez Guerrero, C. (2009). Estructura didáctica virtual para Moodle. Didáctica, Innovación y Multimedia, (13), 1-12.
Tamola, D. (2019). Curso de Morfología del Español en Fichas. Mendoza: Facultad de Filosofía y Letras (Material de uso interno de la cátedra de Morfología y Sintaxis de la FFyL-UN Cuyo).
Valenzuela-Zambrano, B., y Pérez-Villalobos, M. (2013). Aprendizaje autorregulado a través de la plataforma virtual Moodle. Educación y Educadores, 16(1), 66-79. doi: https://doi.org/10.5294/edu.2013.16.1.4