Estratégias para a elaboração e correção de questionários na plataforma Moodle

Palavras-chave: Did´ctica, Moodle, Questionários, Enunciado, Avaliação

Resumo

Este artigo surge da atividade docente na plataforma Moodle. Seu objetivo é ilustrativo, pois procura dar um exemplo de diversas situações que se produziram no uso dos questionários da plataforma e oferecer opções didáticas que podem resultar de utilidade na hora de resolver situações similares. Pretende-se focalizar dois aspectos do uso dos questionários do Moodle: a elaboração de enunciados e a revisão manual dos resultados automáticos que a plataforma produz. Em primeiro lugar, faz-se uma breve explicação a respeito dos questionários: em que consistem, que tipos de perguntas permitem realizar, como se obtêm os resultados e como se revisam. Em segundo lugar, oferecem-se algumas ferramentas utilizadas na prática docente pessoal para a elaboração apropriada de enunciados. Em terceiro lugar, proporcionam-se algumas orientações sobre o modo de realizar as revisões das correções automáticas do Moodle. Finalmente, encerra-se o trabalho com uma conclusão que sintetiza o trabalhado.

Biografia do Autor

Daniela Soledad González, Universidad Nacional de Cuyo

Doctora en letras. Profesora en la Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Soledad González, Universidad Nacional de Cuyo

Doctora en letras. Profesora en la Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina.

Referências

Aulas Virtuales Facultad de Filosofía y Letras-UN Cuyo. (12 de abril de 2019). Recuperado de: https://www.virtual.ffyl.uncu.edu.ar

Curso ABC Moodle. (12 de abril de 2019). Aulas Virtuales Facultad de Filosofía y Letras-UN Cuyo. Recuperado de: https://www.virtual.ffyl.uncu.edu.ar/course/view.php?id=20

Domínguez Lázaro, M. (2010). Moodle, una plataforma formativa con gran proyección en los nuevos modelos de enseñanza. Didáctica, Innovación y Multimedia, (19), 1-14.

Gómez Rey, I., Hernández García, E. y Rico García, M. (2009). Moodle en la enseñanza presencial y mixta del inglés en contextos universitarios. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 12(1), 169-193.

Langacker, R. (2008). Cognitive Grammar. Nueva York, United States: Oxford University Press. doi: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195331967.001.0001

Llorente Cejudo, M. (2007). Moodle como entorno virtual de formación al alcance de todos. Revista Científica de Comunicación y Educación, XV(28), 197-202. doi: https://doi.org/10.3916/C28-2007-20

López, J., Romero, E., y Ropero, E. (2010). Utilización de Moodle para el desarrollo y evaluación de competencias en los Alumnos. Formación universitaria, 3(3), 45-52. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-50062010000300006

Marín Díaz, V., y Maldonado Berea, G. (2011). El alumno universitario cordobés y la plataforma virtual Moodle. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (38), 121-128.

Martinet, A. (1949). La double articulation linguistique. Travaux du Cercle linguistique de Copenhague, 5, 30-37. doi: https://doi.org/10.1080/01050206.1949.10416289

Martinet, A. (1957). Arbitraire linguistique et double articulation. Cahiers Ferdinand de Saussure, (15), 105-116.

Pena, J. (1999). Partes de la morfología. En Demonte, V., y Bosque, I. (Eds.). Gramática descriptiva de la lengua española. Vol. 3. (pp. 4305-4366). Madrid: Espasa.

Sánchez Rodríguez, J. (2009). Plataformas de enseñanza virtual para entornos educativos. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (34), 217-233.

Suárez Guerrero, C. (2009). Estructura didáctica virtual para Moodle. Didáctica, Innovación y Multimedia, (13), 1-12.

Tamola, D. (2019). Curso de Morfología del Español en Fichas. Mendoza: Facultad de Filosofía y Letras (Material de uso interno de la cátedra de Morfología y Sintaxis de la FFyL-UN Cuyo).

Valenzuela-Zambrano, B., y Pérez-Villalobos, M. (2013). Aprendizaje autorregulado a través de la plataforma virtual Moodle. Educación y Educadores, 16(1), 66-79. doi: https://doi.org/10.5294/edu.2013.16.1.4

Como Citar
González, D. S. (2020). Estratégias para a elaboração e correção de questionários na plataforma Moodle. Academia Y Virtualidad, 13(2), 91–102. https://doi.org/10.18359/ravi.4565
Publicado
2020-10-22
Seção
Artigos

Métricas

Crossref Cited-by logo
QR Code