A avaliação educacional no México

  • Jorge E Horbath Observatorio Metropolitano del Valle de México (OBSERVAM)
  • María Amalia Gracia
Palavras-chave: Sistemas de avaliação, avaliação educacional, política educacional

Resumo

Na América Latina houve processos de melhoria nas práticas de avaliação educacional que merecem ser estudados. O objetivo deste artigo é o de examinar a experiência mexicana a fim de avaliar seus alcances. Com as mudanças dos parâmetros regulatórios e a criação de instituições que monitoram os processos de avaliação no sector da educação, alinhando as metas com as propostas internacionais de avaliação, o México possui uma trajetória na experiência de atualização dos seus sistemas que merece ser analisada, não só por suas realizações, mas também por suas limitações que podem ser consideradas para outros países, cujas trajetórias podem estar em estágios preliminares com situações semelhantes ao caso mexicano. Apesar das medidas tomadas em matéria de avaliação das escolas, ainda não se documentou o suficiente o uso e o impacto das mesmas, nem tem sido evidente sua contribuição para um melhoramento que estabeleça os recursos da escola, os recursos humanos -tanto docentes como dirigentes- ou o estudo dos processos de ensino e dos programas educacionais.

Biografia do Autor

Jorge E Horbath, Observatorio Metropolitano del Valle de México (OBSERVAM)

Investigadores titulares, Departamento Sociedad Cultura y Salud, El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR), Unidad Chetumal. Miembros del Sistema Nacional de Investigadores, S.N.I. Nivel 1 del CONACYT. Av. Centenario km 5.5, CP 77014, Chetumal, Quintana Roo. AP 424. Tel. (983) 835 0440 ext 4794 - Fax (983) 835 0454

María Amalia Gracia

Investigadores titulares, Departamento Sociedad Cultura y Salud, El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR), Unidad Chetumal. Miembros del Sistema Nacional de Investigadores, S.N.I. Nivel 1 del CONACYT. Av. Centenario km 5.5, CP 77014, Chetumal, Quintana Roo. AP 424. Tel. (983) 835 0440 ext 4794 - Fax (983) 835 0454

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.ArticleMetadataByBiteca.languages##:

es

Biografia do Autor

Jorge E Horbath, Observatorio Metropolitano del Valle de México (OBSERVAM)

Investigadores titulares, Departamento Sociedad Cultura y Salud, El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR), Unidad Chetumal. Miembros del Sistema Nacional de Investigadores, S.N.I. Nivel 1 del CONACYT. Av. Centenario km 5.5, CP 77014, Chetumal, Quintana Roo. AP 424. Tel. (983) 835 0440 ext 4794 - Fax (983) 835 0454

María Amalia Gracia

Investigadores titulares, Departamento Sociedad Cultura y Salud, El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR), Unidad Chetumal. Miembros del Sistema Nacional de Investigadores, S.N.I. Nivel 1 del CONACYT. Av. Centenario km 5.5, CP 77014, Chetumal, Quintana Roo. AP 424. Tel. (983) 835 0440 ext 4794 - Fax (983) 835 0454

Referências

Abramowicz, Mere (2004). "Evaluación y progresión continua: ayudas para una reflexión", en Evaluación Educativa: Fundamentos y Prácticas. Siglo XXI Editores.

Administración Nacional de Educación Pública, (Abril, 2000). Evaluaciones Nacionales de aprendizaje en educación primaria en el Uruguay (1995-1999).

Ávila Díaz, Antonio (2005). Sistema Integral de Evaluación de Procesos y Proyectos Educativos. Subsecretaría de Servicios Educativos para el D.F.

Capelleti, Isabel (1999). Evaluación Educativa: fundamentos y prácticas. Siglo XXI Editores, São Paulo.

Carrillo, Maria Fernanda (2005). Tesis licenciatura: "Condiciones culturales para la implementación de Escuela Nueva en Bogotá". Universidad Nacional de Colombia, Facultad Sociología.

Doron R, Parot F. (1991). Diccionario AKAL de psicología.

Fenstermacher, Gary; Soltis, Jonas (1999). Enfoques de la ense-anza. Buenos Aires. Edit. Amorrortu, p. 96.

Fernández Enguita, Mariano (2003). La Escuela a Examen. Ediciones Pirámide. Madrid. 2003.

Freire, Paulo. (1992). La concepción bancaria de la educación y la deshumanización. En Freire, Paulo y otros. Educación Liberadora: bases antropológicas y pedagógicas. Buenos Aires. Ed. Espacio.

Giné, Climent. (2002). Des de l'esfera des valors. Publicado en el número 7 de la Revista de Blanquerna.

Granja, Josefina. (2000). Educación, complejidad social y diferencia, en Buenfil, Rosa (coord.) "En los márgenes de la educación". México a finales del milenio. Plaza y Valdés Editores. México.

Granja, Josefina. (Investigadora titular del Departamento de Investigaciones Educativas (DIE), Cinvestav). "Configuración de conocimientos sobre la educación: aspectos socio históricos y epistémicos". (en línea) http://www.uv.mx/cpue/colped/N_32_33/Configuracion_de_conocimientos.html

Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación (INEE) (2006). Panorama educativo, 2006.

Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación (INEE) (2006). Avances de la evaluación educativa en México. En "Los temas de la evaluación". Colección de Folletos 18.

Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación (INEE) (2004). Documentos Institucionales: "Plan Maestro de Desarrollo 2004 - 2012". México.

Latapí, Pablo. (2003). La Educación de Los Jóvenes. En Jóvenes Del Tercer Milenio. Francisco Balco Figueroa (Comp.) Universidad de Colima. 2003.

Pineda Moctezuma, Angélica (2000). Evaluación del aprendizaje. Editorial Trillas, México D.F.

Programa Nacional de Educación 2001-2006 p. 76 (en línea) http://webutils.uach.mx/planeacion/docs/pne2001-2006.pdf

Secretaria de Educación Pública (SEP) (2003). El Sistema Educativo de los Estados Mexicanos. "Principales Cifras. Ciclo Escolar 2002-2003". México.

Secretaria de Educación Pública (SEP) (en línea) http://www.sep.gob.mx/index.php?seccion=41

Thorndike, Robert y Hagen, Elizabeth. (1961). Measurement and evaluation in psychology and Education. Second edition. New York: John Wiley and Sons.

Wolff, Laurence (2006). Las evaluaciones educacionales en América Latina: Avance actual y futuros desafíos. En Arregui, Patricia (editora) "Sobre estándares y evaluaciones en América Latina". Grupo de Trabajo sobre Estándares y Evaluaciones (PREAL). Editorial San Marino. Chile.

Como Citar
Horbath, J. E., & Gracia, M. A. (2014). A avaliação educacional no México. Revista De Relaciones Internacionales, Estrategia Y Seguridad, 9(1), 49–85. https://doi.org/10.18359/ries.50
Publicado
2014-01-05

Métricas

QR Code

Alguns itens similares: