Difusão e comparabilidade da informação econômico-financeira on-line: o caso de Ibero-américa

  • José Antonio Peña Ramos Universidad Pablo de Olavide
  • César Vargas Díaz Universidad Pablo de Olavide
  • Iván Medina Iborra Universidad Pablo de Olavide
Palavras-chave: E-governo, índices, informação, transparência econômica e financeira

Resumo

O objetivo do seguinte trabalho é criar um ranking a partir de dados conferidos em 2009 dos Ministérios de Economia, Fazenda ou Finanças, dos países mais transparentes em divulgar informação econômico-financeira a nível on-line, de Iberoamérica. Para isso, propõe-se como metodologia um questionário e índices da transparência da divulgação de informação no meio econômico e financeiro. Entre as principais conclusões, podemos mencionar que os Ministérios de México, Espanha e Chile foram os mais bem avaliados. No entanto, Panamá e Honduras foram os menos transparentes em divulgar referida informação.

Biografia do Autor

José Antonio Peña Ramos, Universidad Pablo de Olavide
Doctor en Ciencia Política. Área de Ciencia Política y de la Administración. Departamento de Derecho Público. Facultad de Derecho. Universidad Pablo de Olavide (Sevilla - España). Correo electrónico: japer@upo.es
César Vargas Díaz, Universidad Pablo de Olavide
Doctor en Ciencias Económicas. Departamento de Economía Internacional y de España. Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales. Universidad de Granada. Correo electrónico: cvargasd@ugr.es
Iván Medina Iborra, Universidad Pablo de Olavide
Doctor en Ciencia Política. Departamento de Ciencia Política y Derecho Público. Facultad de Ciencias Políticas y Sociología. Universidad Autónoma de Barcelona. Correo electrónico: ivan.medina.iborra@gmail.com

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.ArticleMetadataByBiteca.languages##:

es

Biografia do Autor

José Antonio Peña Ramos, Universidad Pablo de Olavide
Doctor en Ciencia Política. Área de Ciencia Política y de la Administración. Departamento de Derecho Público. Facultad de Derecho. Universidad Pablo de Olavide (Sevilla - España). Correo electrónico: japer@upo.es
César Vargas Díaz, Universidad Pablo de Olavide
Doctor en Ciencias Económicas. Departamento de Economía Internacional y de España. Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales. Universidad de Granada. Correo electrónico: cvargasd@ugr.es
Iván Medina Iborra, Universidad Pablo de Olavide
Doctor en Ciencia Política. Departamento de Ciencia Política y Derecho Público. Facultad de Ciencias Políticas y Sociología. Universidad Autónoma de Barcelona. Correo electrónico: ivan.medina.iborra@gmail.com

Referências

Alt, J. & Lassen, D. (2005a) The political budget cycle is where you can't see it: transparency and fiscal Manipulation. Universidad de Copenhague, EPRU Working Paper N° 3.

Alt, J. & Lassen, D. (2005b) Fiscal transparency, political parties, and debt in OECD countries. En: European Economic Review, 50: 1403-1439.

Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas (AECA) (2002) "Código de Buenas Prácticas para la Divulgación de Información Financiera en Internet". En: Documento de Nuevas Tecnologías y Contabilidad, 1.

Caba, C.; López, A. M. & Rodríguez, M. P (2002) "La divulgación de la información financiera del sector público nacional y provincial argentino en la era digital". En: Enfoques. Contabilidad y Administración, 4: 78-93.

Cano Morales, A. M. (2010) "Algunas Experiencias Exitosas en Latinoamérica Relacionadas con la Estandarización Contable". En: Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión, Universidad Militar Nueva Granada, XVIII (2): 207-226.

Financial Accounting Styards Board (FASB) (2000). Electronic distribution of business reporting information. Business Reporting Research Project. FASB.

Financial Accounting Styards Board (FASB) (2001). Improving business reporting: insights into enhancing voluntary disclosures. Steering committee report. Business Reporting Research Projet. Financial Accounting Styards Board. FASB.

Financial Accounting Styards Board (FASB) (2002). Update of electronic distribution of business reporting information. Survey of business reporting research information on companies' internet sites. Business Reporting Research Project, FASB.

Fondo Monetario Internacional (FMI) (1999). Manual de Transparencia Fiscal. Fondo Monetario Internacional.

International Accounting Styars Committe (IASC) (1999). Business Reporting on the Internet. Discussion Paper. Londres: IASC.

López, A. M.; Caba, C. & Rodríguez, M. PI (2002) "El impacto de las nuevas tecnologías en la difusión de información financiera pública de los países de la Asociación Interamericana de Integración (ALADI)". En: Revista Interamericana de Conta-bllldad, 11: 19-32.

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE) (2004). "E-government studies: the e-government imperative". Disponible en: http://www1.oecd.org/publications/e-book/4203071e.pdf

Spaul, B. (1997). Corporate dialogue in the digital age. Londres: The Institute of Chartered Accountants in England and Wales (ICAEW).

Trites, G. (1999). The Impact of Technology on Financial and Business Reporting. Canadian Institute of Chartered Accountants.

Vargas, C. (2009a) "Transparencia de la información económico-financiera a través del e-Gobierno o Gobierno Electrónico: Caso Español". En: Perspectiva, 24: 59-90.

Vargas, C. (2009b). "E-Gobierno: hacia una gestión ágil transparente al servicio del ciudadano". Disponible en:http://ayuntamientodeogijares.es/opencms/export/sites/default/ogijares/modules/descargas/periodico/periodico_ene_2009_3.pdf

Como Citar
Peña Ramos, J. A., Vargas Díaz, C., & Medina Iborra, I. (2011). Difusão e comparabilidade da informação econômico-financeira on-line: o caso de Ibero-américa. Revista Facultad De Ciencias Económicas, 20(1), 231–245. https://doi.org/10.18359/rfce.2194
Publicado
2011-12-31
Seção
Artículos

Métricas

QR Code