Caracterização de uma cadeira de pesquisa com base em um modelo pedagógico híbrido
Resumo
O presente artigo apresenta um projeto que procurou implementar um modelo híbrido na disciplina de Metodologia da Investigação, que é ensinada nos segundos graus de educação básica e meia técnica, em uma escola com modelo pedagógico inclusivo. Foi utilizado o método misto, a fim de determinar as características dos materiais, recursos educacionais e tecnológicos que deve ter a disciplina para lograr uma adequada implementação na população composta por alunos com necessidades educativas especiais, com habilidades excepcionais e alunos sem necessidades educativas especiais, que convergem no mesmo cenário de formação.
Downloads
Referências
• Arnaiz, P. (2006). Atención a la Diversidad. Programación curricular. San José de Costa Rica, Costa Rica: EUNED.
• Barberà, E. (2008). Aprender e-learning. Barcelona, España: Paidós.
• Bermejo, M. y González, C. (2009). Necesidades educativas especiales en el ámbito de la inteligencia (II): Superdotación y niños con altas habilidades. En J. Castejón y L. Navas (Eds.) Unas bases psicológicas de la educación especial (pp. 75-106). España: Club Universitario.
• Cuevas, E. Y., Gómez-Zermeño, M. G., & Pintor, M. M. (2014). Estudiantes con necesidades pedagógicas especiales: contexto educativo. Rayuela Revista Iberoamericana sobre niñez y juventud en lucha por sus derechos, 10, 182-190. Recuperado de: http://revistarayuela.ednica.org.mx/article/estudiantes-con-necesidades-pedag%C3%B3gicas-especiales-contexto-educativo
• Gómez-Zermeño, M. (2012). Bibliotecas Digitales: Modelo para el diagnóstico de recursos bibliográficos en formato electrónico disponibles para la educación básica. México: Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey
• Gros, B. (2011). Evolución y retos de la educación virtual: Construyendo el e-learning del siglo XXI. España: UOC.
• Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, M. (2010). Metodología de la investigación. México: McGraw Hill
• Itkin, S. (2004). Necesidades especiales: ¿cuándo es posible la integración?. Buenos Aires, Argentina: Novedades educativas.
• Marín, G. (2004). Alumnos con necesidades educativas especiales. San José de Costa Rica, Costa Rica: EUNED.
• Navarro, M. (2008). Cómo diagnosticar y mejorar los estilos de aprendizaje. Almería: Procompal.
• Plancarte, P. (2010). El índice de inclusión como herramienta para la mejora escolar. Revista iberoamericana de educación, (54), 145-166. Recuperado de: http://www.rieoei.org/rie54a07.pdf
• Rangel, A., Enríquez, A., Ortiz, A., Cortés, A., Gallardo, A., Castellanos, A., Sánchez, S. (2004). Documento estratégico para la innovación en la educación superior. México: Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior
• Rodríguez, L. (2004). La Educación de Niños con Talento en Iberoamérica UNESCO, Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe. Identificación y evaluación de niños con talento. Santiago de Chile: UNESCO.
• Rojas, G., Gómez-Zermeño, M.G. y García, N.J. (2013). El uso de un software educativo para promover el aprecio por la diversidad en alumno de segundo ciclo de primaria. Apertura, 5(2). Recuperado de: http://www.udgvirtual.udg.mx/
• Sánchez, R. (2012). TIC y discapacidad en América Latina y el Caribe. Recuperado de: http://capacidad.es/ciiee07/Inclusion.pdf
• Silva, J. (2011) Diseño y moderación de entornos virtuales de aprendizaje. España: Editorial UOC.
• Valenzuela, J. R. y Flores, M. (2011). Fundamentos de investigación educativa (eBook). Monterrey, México: Editorial Digital Tecnológico de Monterrey.