Exposições curriculares oficiais: a perda de credibilidade

  • Wilmar Javier Díaz Santamaría
Palavras-chave: Análise, projeto educativo institucional, professor-pesquisador, credibilidade, teorias, realidade

Resumo

As humanidades como elemento de transversalidade permitem gerar nas universidades espaços de reflexão e análise, a fim de abordar diferentes eixos que ao longo do tempo podem-se tornar crônicos e afetar o social. A credibilidade parece ser um conceito desvalorizado, ninguém acredita em ninguém - nem a nível pessoal nem institucional-, por isso, se fez necessário encontrar a origem dessa ruptura. Tem-se falado de qualidade da educação, de cobertura, de tecnologias, mas a questão da credibilidade nas instituições de ensino não parece ser de maior importância. É por isso que mostrar aqueles pontos de intervenção institucional, objeto deste micro exercício de pesquisa, pode dar uma olhada no currículo oficial da instituição de ensino, através da análise ao projeto educativo institucional, de alguns pontos de vista dos membros da instituição como diretivos, professores, estudantes e, finalmente considerando alguns autores que darão peso e profundidade à reflexão para que ele não permaneça no mero casuísmo. Para isso partimos do pressuposto de que o professor-pesquisador deve a cada dia mais preocupar-se com a expansão das bases teóricas que enriquecem seu discurso, como uma forma de agilizar os processos de educação dos quais são responsáveis.

Biografia do Autor

Wilmar Javier Díaz Santamaría

Licenciado en Filosofía, de la Universidad de San Buenaventura y magíster en Docencia, de la Universidad de La Salle. Docente de la Universidad Militar Nueva Granada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilmar Javier Díaz Santamaría

Licenciado en Filosofía, de la Universidad de San Buenaventura y magíster en Docencia, de la Universidad de La Salle. Docente de la Universidad Militar Nueva Granada.

Referências

Aldana, E. (1996). Colombia al filo de la oportunidad. Bogotá: Tercer Mundo.

Ávila Penagos, R. (2006). La investigación-acción pedagógica. Experiencias y lecciones. Bogotá: Anthropos.

Beane, J. (2005). La Integración del currículum. Madrid: Morata.

Caineiro, R. (s. f.). Sentidos, currículo y docentes. Recuperado el 25 de agosto de 2011, de http:// www.oei.es/docentes/articulos/sentidos_curriculo_ docentes_carneiro.pdf

Díaz, M. (2002). Hacia una política de flexibilidad curricular. Bogotá: Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior [Isfes].

Greinberg, S. y Levy, E. (2009). Pedagogía, currículo y subjetividad: entre pasado y futuro. Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes.

Grundy, S. (1998). Producto y praxis del currículum. Madrid: Morata.

Kemmis, S. (1998). El currículo más allá de la teoría de la reproducción. Madrid: Morata.

Kemmis, S., Cole, P., y Suggett, D. (2007). Hacia una escuela socialmente crítica. Orientaciones para el currículo y la transición. Valencia: Nau Llibres.

Maldonado, M. (2010). Currículo con enfoque de competencias. Bogotá: Ecoe.

López, N. (2001). La deconstrucción curricular. Bogotá: Magisterio.

López, N. (2003). Retos para la construcción curricular. Bogotá: Magisterio.

Magendzo K. (1988). Currículum, educación para la democracia en la modernidad. Bogotá: Impreandes.

Mckernan, J. (2001). Investigación acción currículum. Madrid: Morata.

Posner, G. (2005). Análisis del currículo. Buenos Aires: McGraw-Hill.

Pozo, J. I., Scheuer, N., Pérez Echeverría, M. del P. y Mateos, M. (2006). Nuevas formas de pensar la enseñanza y el aprendizaje. Barcelona: Grao.

Quintar, E. (2005). Reforma curricular y postura epistémica, desde la perspectiva de la didáctica no pa-rametral. Entrevista de la Dirección de Docencia Universidad de Guanajuato, México. Recuperado el 21 de abril de 2015, de http://www.ipecal.edu.mx/Biblioteca/Documentos/Documento2.pdf

Quintar E. (2006). La enseñanza como puente a la vida. México, D. F.: Instituto de Pensamiento y Cultura en América Latina [Ipecal].

Quintar, E. (s. f). Pedagogía de la dignidad de estar siendo. Recuperado el 28 de abril de 2015, de http:// tumbi.crefal.edu.mx/rieda/images/rieda-2005-1/ aula_magna.pdf

Stenhouse, L. (2003). Investigación y desarrollo del currículum. Madrid: Morata.

Stenhouse, L. (2004). La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Morata.

Torres, J. (2000). Globalización e interdisciplinariedad: el currículum integrado. Madrid: Morata.

Como Citar
Díaz Santamaría, W. J. (2015). Exposições curriculares oficiais: a perda de credibilidade. Revista Educação E Desenvolvimento Social, 9(2), 178–191. https://doi.org/10.18359/reds.953
Publicado
2015-09-09
Seção
Artículos de investigación
QR Code