O processo de avaliação nos departamentos de ciências humana no contexto do ensino superior
Resumo
Em meio as crises que experimentam as áreas do saber humanístico no século XXI, a partir de fatores sociais, econômicos e políticos que tem conduzido a una evidente transformação na educação do “ser” e para outros do “saber ser”, emerge uma abordagem dos campos da educação e da pedagogia que irá definir as práticas de avaliação das humanidades a partir da criação de ambientes para o aprendizado. Em este artigo se combinam elementos auto-referenciais e teóricos que dão como resultado a abordagem de um quadro de referência com respeito ao sentido da avaliação do grupo de saberes que levam como nome “humanidades”, especialmente a partir de um olhar para o contexto universitário. Quadro de referência que convida a construir e contribuir a partir das própias práticas de elementos e ordem operativo que dê pistas para indicar como se pode levar a prática o processo de avaliação no campo das humanidades.
Downloads
Referências
Batista, E. (1989). “Evaluación, modelos pedagógicos y promoción automática”, en Escuela y promoción escolar, Medellín: Universidad de Antioquia,. pp. 23-45.
Brovelli, M. (2001). “Evaluación curricular”, en Fundamentos en Humanidades, Año 2, Nº 4, pp. 101 – 122. Universidad Nacional de San Luis, Argentina.
De Alba, A., Díaz Barriga, Á., y Viviesca, M. (1984). “Evaluación. Análisis de una noción”, en Revista Mexicana de Sociología, Instituto de Investigación Social, UNAM, año XLVI, vol. XLVI, N° 1.
Díaz Barriga, Á. (1997). Tesis para una teoría de la evaluación y sus derivaciones en la docencia, en Didáctica y currículum. Quito: Paidós, pp. 147-197.
Díaz Barriga, Á. (s.f.). Una polémica en relación al examen. Disponible en: http://www.rieoei.org/oeivirt/rie05a05.htm.
Fuentes, C. (2012). “La crisis como realidad esencial de las humanidades: un desafío para la filosofía de la educación”. Ponencia en el VI Coloquio Internacional de Filosofía de la Educación. Filosofar:
aprender y enseñar (Memorias del evento). Río de Janeiro, Brasil.
Gallo, S. (2010). Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na pesquisa em educação, en Revista Praxis y Saber, Vol. 1, Nº 1.
Gardner, H. (1995). “La Evaluación en su contexto. La alternativa a los tests estandarizados”, en: Inteligencias múltiples. La teoría en la práctica, pp. 175-196. Barcelona: Paidós.
Litwin, E. (1998). “La evaluación: campo de controversias y paradojas”, en Alicia Camilloni, etal. La evaluación de los aprendizajes en el debate
didáctico contemporáneo. Barcelona: Paidós, pp. 11-33.
Meirieu, P. (1992). ¿Aprender?, sí. Pero, ¿cómo? Barcelona: Octaedro.
Torres Zambrano, G. (1999). Otra evaluación, otra educación, en: Revista Docencia Universitaria, Vol. 1, N° 2, pp. 3-14. CEDEDUIS, Universidad Industrial de Santander.
Zuleta, E. (2007). Ciencias naturales y ciencias sociales. Dos ensayos. Bogotá: Fica, Colección El pez en la red.