O processo de avaliação nos departamentos de ciências humana no contexto do ensino superior

  • Cristina Fuentes Medina
Palavras-chave: Humanidades, avaliação, didática, contexto universitário

Resumo

Em meio as crises que experimentam as áreas do saber humanístico no século XXI, a partir de fatores sociais, econômicos e políticos que tem conduzido a una evidente transformação na educação do “ser” e para outros do “saber ser”, emerge uma abordagem dos campos da educação e da pedagogia que irá definir as práticas de avaliação das humanidades a partir da criação de ambientes para o aprendizado. Em este artigo se combinam elementos auto-referenciais e teóricos que dão como resultado a abordagem de um quadro de referência com respeito ao sentido da avaliação do grupo de saberes que levam como nome “humanidades”, especialmente a partir de um olhar para o contexto universitário. Quadro de referência que convida a construir e contribuir a partir das própias práticas de elementos e ordem operativo que dê pistas para indicar como se pode levar a prática o processo de avaliação no campo das humanidades.

Biografia do Autor

Cristina Fuentes Medina

Maestría en Educación Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Psicóloga Universidad Santo Tomás. Docente Facultad de Ciencias de la Educación, UPTC. Escuela de Filosofía

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Fuentes Medina

Maestría en Educación Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Psicóloga Universidad Santo Tomás. Docente Facultad de Ciencias de la Educación, UPTC. Escuela de Filosofía

Referências

Batista, E. (1989). “Evaluación, modelos pedagógicos y promoción automática”, en Escuela y promoción escolar, Medellín: Universidad de Antioquia,. pp. 23-45.

Brovelli, M. (2001). “Evaluación curricular”, en Fundamentos en Humanidades, Año 2, Nº 4, pp. 101 – 122. Universidad Nacional de San Luis, Argentina.

De Alba, A., Díaz Barriga, Á., y Viviesca, M. (1984). “Evaluación. Análisis de una noción”, en Revista Mexicana de Sociología, Instituto de Investigación Social, UNAM, año XLVI, vol. XLVI, N° 1.

Díaz Barriga, Á. (1997). Tesis para una teoría de la evaluación y sus derivaciones en la docencia, en Didáctica y currículum. Quito: Paidós, pp. 147-197.

Díaz Barriga, Á. (s.f.). Una polémica en relación al examen. Disponible en: http://www.rieoei.org/oeivirt/rie05a05.htm.

Fuentes, C. (2012). “La crisis como realidad esencial de las humanidades: un desafío para la filosofía de la educación”. Ponencia en el VI Coloquio Internacional de Filosofía de la Educación. Filosofar:

aprender y enseñar (Memorias del evento). Río de Janeiro, Brasil.

Gallo, S. (2010). Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na pesquisa em educação, en Revista Praxis y Saber, Vol. 1, Nº 1.

Gardner, H. (1995). “La Evaluación en su contexto. La alternativa a los tests estandarizados”, en: Inteligencias múltiples. La teoría en la práctica, pp. 175-196. Barcelona: Paidós.

Litwin, E. (1998). “La evaluación: campo de controversias y paradojas”, en Alicia Camilloni, etal. La evaluación de los aprendizajes en el debate

didáctico contemporáneo. Barcelona: Paidós, pp. 11-33.

Meirieu, P. (1992). ¿Aprender?, sí. Pero, ¿cómo? Barcelona: Octaedro.

Torres Zambrano, G. (1999). Otra evaluación, otra educación, en: Revista Docencia Universitaria, Vol. 1, N° 2, pp. 3-14. CEDEDUIS, Universidad Industrial de Santander.

Zuleta, E. (2007). Ciencias naturales y ciencias sociales. Dos ensayos. Bogotá: Fica, Colección El pez en la red.

Como Citar
Fuentes Medina, C. (2013). O processo de avaliação nos departamentos de ciências humana no contexto do ensino superior. Revista Educação E Desenvolvimento Social, 7(1), 127–132. https://doi.org/10.18359/reds.740
Seção
Artículos de investigación
QR Code