Narrativa, ciência e currículo

  • Omar Parra Rozo
Palavras-chave: Narrativa, ciência, linguagem, técnica, palavra, currículo, plano de estudos

Resumo

Os científicos renomados, os Premios Nobel, os escritores notáveis, os professores reconhecidos, e os artistas geniais, igual que os professores simples andam pela vida narrando e contando suas aventuras estéticas e pedagógicas tanto como suas experiências científicas. Acreditando que só se narra ao contar um conto, ou relatar um acontecimento, isso se desfaz ao comprovar que também se narra ao evidenciar um experimento, ao detalhar um adianto científico ou, simplesmente, ao desenhar a realidade. Com um paralelo entre a narrativa, a ciência e o currículo, sustentado com exemplos filosóficos, científicos, estéticos e do diário acontecer se trata de demonstrar que a narração se dá desde um quadro de algum pintor e desde a fala cotidiana, até os atalhos complicados da ciência e a técnica, passando pela profissão que satisfaz uma necesidade básica da sobrevivência humana: a educação.

Biografia do Autor

Omar Parra Rozo

Posdoctor en Métodos, Metodologías y Técnicas de Investigación en Ciencias Sociales y Humanidades, de la Universidad de Córdoba, Argentina. Doctor en Literatura de la Pontificia Universidad Javeriana, Colombia. Doctor Honoris Causa en Investigación y Educación Superior de la Universidad Nacional Daniel Alcides Carrión. Perú. Director de la Línea de investigación de Bioética, educación y cultura-Doctorado en Bioética; Director del Centro de Investigaciones de la Facultad de Educación y Humanidades, Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Omar Parra Rozo

Posdoctor en Métodos, Metodologías y Técnicas de Investigación en Ciencias Sociales y Humanidades, de la Universidad de Córdoba, Argentina. Doctor en Literatura de la Pontificia Universidad Javeriana, Colombia. Doctor Honoris Causa en Investigación y Educación Superior de la Universidad Nacional Daniel Alcides Carrión. Perú. Director de la Línea de investigación de Bioética, educación y cultura-Doctorado en Bioética; Director del Centro de Investigaciones de la Facultad de Educación y Humanidades, Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá

 

Referências

Benedetti, M. (1995). El ejercicio del criterio. Buenos Aires: Espasa Calpe/Seix Barral.

Benedetti, M. (1999). La sirena viuda y otros cuentos. Buenos Aires: Alfaguara.

Bruner, J (1997a). La fábrica de historias. Madrid: Visor.

Bruner, J. (1997b). La educación, puerta de la cultura. Madrid: Visor.

Carroll, L. (1992). Alicia a través del espejo. México: Porrúa.

Carroll, L. (2003). Lewis Carroll - Antología. México: Tomo, Colección Autores Selectos.

Contursi, M. E. y Ferro, F. (2000). La narración. Usos y teorías. Bogotá. Norma.

Dahler-Larsen P. (s.f.). ¿Debemos evaluarlo todo? O de la estimación de la evaluabilidad a la cultura de la evaluación. Traducción de Francisco Luis de Vera Santana. Disponible en: www.revistasice.com/.../ICE_836_93-104__. Consultado septiembre 9 de 2011.

Dilts, R. (2003). El poder de la palabra. Barcelona: Urano.

Feynman, R. P. (1978). Qué significa todo eso.Barcelona: Crítica.

Feynman, R. P. (2000). El placer de descubrir. Barcelona: Crítica.

Feynman, R. P. (2006). Ojalá lo supiera! Barcelona: Crítica.

Gardner, H. (1995). Inteligencias Múltiples. Barcelona: Paidós.

Hawking, S. (s.f.). El universo de Stephen Hawking. Disponible en www.docuciencia.es › Astronomía. Consultado septiembre 9 de 2011.

Instituto Navarro de Administración Pública, INAP (2008). Protocolo de evaluabilidad de las políticas públicas en la comunidad foral de Navarra. Servicio de calidad de políticas y servicios públicos del Instituto Navarro de Administración Pública, INAP, Navarra, España, 1ª versión. Disponible en: www.navarra.es/NR/rdonlyres/.../Protocolodeevaluabilidad.doc. Consultado septiembre 9 de 2011.

Inteval (s.f.). Dahler-Larsen Peter. Professor at the Department of Political Science and Public Management, Southern Denmark University. Disponible en: www.inteval-group.org/-A-E-.html. Consultado septiembre 9 de 2011.

Kaku, M. (2009). Física de lo imposible. Barcelona: Random House Mondadori.

Marina, J. A. (2009). El vuelo de la inteligencia. Bogotá: Random House Mondadori.

Martínez E., H. y Martínez E., L. (1997). Diccionario de Filosofía ilustrado. Autores contemporáneos, lógica, filosofía del lenguaje. Bogotá: Panamericana.

Merino, M. (s.f.). La evaluabilidad: de instrumento de gestión a herramienta estratégica en la evaluación de políticas públicas. Agencia de Evaluación y calidad. Madrid, España. Disponible en: www.aeval.es/comun/pdf/papeles.../Papeles_de_Evaluacion_nx7.pdf. Consultado septiembre 9 de 2011.

Mlodinow, L. (2004). El arco iris de Feynman. Barcelona: Crítica.

Neruda, P. (1978). Confieso que he vivido. Memorias. Barcelona: Seix Barral.

Ouellette, J. (2007). Cuerpos negros y gatos cuánticos. Relatos de los anales de la física. Bogotá. Norma.

Parra, O. (2008). El placer de investigar. Bogotá: USTA.

Platón (2003). Diálogos. Obra Completa. Vol. 2. Madrid: Gredos.

Rey. G. (2002). Cultura y desarrollo humano: Unas relaciones que se trasladan, en Pensar Iberoamérica, Revista de Cultura, OEI, No. 0, febrero de 2002. Disponible en: www.oei.es/pensariberoamerica/ric00a04.htm. Consultado septiembre 9 de 2011.

Sacks, O. (2010). Musicofilia. Relatos de la música y el cerebro. Barcelona: Anagrama.

Schrödinger, E. (1998). Mi concepción del mundo.Barcelona: Tusquets.

Schrödinger, E. (1999). Mente y materia. Barcelona: Tusquets.

Stenhouse, L. (2004). La investigación como base de la enseñanza. Selección de textos por Jean Rudduck y David Hopkins. Madrid: Morata, 5ª ed.

Stenhouse, L. (2003). Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 5ª ed.

Wells, H.G. (2005). La guerra de los mundos

Como Citar
Parra Rozo, O. (2013). Narrativa, ciência e currículo. Revista Educação E Desenvolvimento Social, 7(1), 116–126. https://doi.org/10.18359/reds.739
Seção
Artículos de investigación
QR Code