Intervenção de estratégias de ensino em estilos de vida saudáveis das amas de casa, localidade de Pillcomarca-Huánuco 2012
Resumo
O artigo dá conta de um projeto de investigação cujo objetivo foi determinar o efeito de estratégias de ensino em estilos de vida saudáveis. Para isso foi levado a cabo um estudo de pré e pós-quasi-experimental, com 60 amas de casa, em Pillcomarca- Huánuco em 2012. Foram utilizados questionários e testes validados. Para a análise inferencial se utilizou a prova T Student. Os resultados mostran que antes da intervenção a maior porcentagem de amas de casa evidenciou inadequados estilos de vida, e logo de aplicada, se comprovou a existência de diferenças significativas entre os momentos e grupos a respeito aos hábitos de alimentação, exercícios, descanso e sono, hábitos nocivos, estresse e controles médicos (p<0,05); em quanto aos estilos de vida em geral, também se comprovaram diferenças significativas (p<0,05). Desde aí se conclui que mediante a aplicação das estratégias de ensino, as amas de casa melhoraram seus estilos de vida sobre tudo em alimentação, exercícios, descanso e sono, hábitos nocivos, estresse e controle médico.
Downloads
Referências
Alcalay, R.; Alvarado, M.; Newman, E., Balcazar, H. y Huertas, E. (1999).“Salud para su corazón: A Community-Based Latino cardiovascular Disease Prevention and Outreach Model”, en Journal of
Community Health, 2(45): 359-61.
Anderson, J.; Nixon, J. y Woodard, J. (1998). “The Healthy Heart Program Lowers Heart Disease Risk in Rural Country”, en Journal of Extension Education, 36 (6): 1-14
Espinoza, L.; Viciana, J.; Oliva, C. y Pelayo, P. (2010). “Efecto de una estrategia de intervención educativa en el desarrollo de competencias saludables y estilo de vida en jóvenes universitarios chilenos”, en Revista Digital, Buenos Aires, 15 (144): 243-50.
Frable, P. J.; Dart, L. y Bradley, P. (2006).“Primera etapa del programa Healthy Weigh (El camino saludable): Un análisis crítico retrospectivo de su evaluación”, en Preventing Chronic Disease, 3 (3): 1-2.
Gargallo, B. (2006). “Estrategias de aprendizaje, rendimiento y otras variables relevantes en estudiantes universitarios”, en Revista de Psicología General y Aplicada, 59 (1-2): 109-30.
Gil, P. (2007). Medicina Preventiva y Salud Pública. Masson: Barc; 76: 943, 10ª ed.
Gómez, J.; Jurado, M.; Viana, B.; Edir, M. y Hernández, A. (2005).“Estilos y calidad de vida”, en Revista Digital, Buenos Aires, 10 (90): 11-22.
Lip, C. y Rocabado, F. (2005). Determinantes sociales en el Perú. Lima: Ministerio de Salud; Universidad Norbert Wiener; Organización Panamericana de la Salud.
Martínez, F. y Casado, M. S. (1999) “Estrés y trastornos psicofisiológicos. Una revisión crítica”, en Psicología Contemporánea, 6 (1): 50-59.
Onís, M. y Villar, J. (1992). “Hábitos de salud”, en M.
Onís y J. Villar. La mujer y la salud en España. Informe básico (Vol. 1, pp. 247-327). Madrid: Instituto de la Mujer.
Pardo, T. y Núñez, G. (2008).“Estilo de vida y salud en la mujer adulta joven”. Redalyc; 8(2):266-84.
Radka, G. (2007). Factores de riesgo cardiovascular y tratamiento hipolipemiante en la enfermedad cerebrovascular cardiaca y periférica. Tesis para optar el título de doctorado, Granada, Universidad
de Granada.
Ramírez, H. H. (2002). Acondicionamiento físico y estilos de vida saludable, en Colomb Med; 33: 3-5.
Rodríguez-Marín, J. (1995). Psicología Social de la Salud. Madrid: Síntesis.
Sánchez, V. (2005).“Hábitos Alimentarios y Cáncer”. Disponible en :http://www.sld.cu/saludvida/nutricion/temas.php?idv=7690. Consultado el 10 de septiembre de 2012.