Didática das matemáticas e tecnologias da informação

  • Omar Parra Rozo
  • Vianney Rocío Díaz Pérez
Palavras-chave: Tecnologia, didática, matemática educativa, contar, TIC

Resumo

A incursão de novas ferramentas pedagógicas no contexto da educação em matemática, gera uma transformação sócio-cultural em relação à atual prática didática e pedagógica atual. O inquérito que conduziu a este artigo tem como objetivo destacar e fundamentar os processos de impacto das TIC sobre a resolução de problemas no contexto da didática da matemática. A partir desta perspectiva, foi conduzida uma revisão bibliográfica de fontes especializadas a partir de uma metodologia descritiva com base na sistematização e classificação dos textos para dar um apoio crítico-argumentativo. Foram identificados uns núcleos de trabalho: História e didática da matemática, resolução de problemas e de tecnologia da informação e da comunicação. O marco questionador tem-se focado para se aproximar para uma reestruturação do currículo na matemática, retornando a ligação do pensamento matemático e uma didaxis para a compreensão mediada com as tecnologias e o software especializado, como recurso implícito na conceituação da disciplina matemática no contexto. 

Biografia do Autor

Omar Parra Rozo

Posdoctor en Métodos, Metodologías y Técnicas de Investigación en Ciencias Sociales y Humanidades. Posdoctor en Narrativa y Ciencia. Posdoctor en Comunicación, Educación y Cultura. Doctor en Literatura. Doctor Honoris Causa en Investigación y Educación Superior. Director de la Línea de investigación de Bioética, educación y cultura- Doctorado en Bioética; Director del Centro de Investigaciones de la Facultad de Educación y Humanidades, Docente Titular, Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá, Colombia

Vianney Rocío Díaz Pérez

Magíster en Educación con énfasis en el aprendizaje de las matemáticas de la Universidad Externado de Colombia. Coordinadora del Programa de Maestría en Educación de la Universidad Militar Nueva Granada, Docente investigadora, Facultad de Educación y Humanidades, Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá, Colombia.

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Biografia do Autor

Omar Parra Rozo

Posdoctor en Métodos, Metodologías y Técnicas de Investigación en Ciencias Sociales y Humanidades. Posdoctor en Narrativa y Ciencia. Posdoctor en Comunicación, Educación y Cultura. Doctor en Literatura. Doctor Honoris Causa en Investigación y Educación Superior. Director de la Línea de investigación de Bioética, educación y cultura- Doctorado en Bioética; Director del Centro de Investigaciones de la Facultad de Educación y Humanidades, Docente Titular, Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá, Colombia

Vianney Rocío Díaz Pérez

Magíster en Educación con énfasis en el aprendizaje de las matemáticas de la Universidad Externado de Colombia. Coordinadora del Programa de Maestría en Educación de la Universidad Militar Nueva Granada, Docente investigadora, Facultad de Educación y Humanidades, Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá, Colombia.

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Como Citar
Parra Rozo, O., & Díaz Pérez, V. R. (2014). Didática das matemáticas e tecnologias da informação. Revista Educação E Desenvolvimento Social, 8(2), 60–81. https://doi.org/10.18359/reds.295
Publicado
2014-11-10
Seção
Artículos de investigación
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