¿Está pronta a escola para acessar a cibercultura? gestão do conhecimento no século xxi

  • José Gonzalo Ríos Marín UMNG
Palavras-chave: Escola, cibercultura, educação, conhecimento, aprendizagem

Resumo

No presente artigo, percorrem-se as três fases do conhecimento pelas que a Humanidade tem passado ao adotar diferentes tipos textuais para construir, armazenar e comunicar do saber: o tipo textual oral, o tipo textual escrito e o tipo textual da multimídia. A partir daí, estabelece-se um campo de conversação que permite pensar sobre as mudanças sócio-cognitivas que estão ocorrendo na escola, como resultado das novas textualidades virtuais e conclui-se com a identificação de mudanças e desafios nas formas de saber e transmitir o conhecimento que confronta a escola por causa deste desenvolvimento. 

Biografia do Autor

José Gonzalo Ríos Marín, UMNG

Ingeniero Civil, Especialista en Ingeniería de Vías Terrestres, en Gerencia de Proyectos en Ingeniería, en Estructuras y en Docencia Universitaria. Magister en Docencia y en Administración. Magister en Ingeniería Civil. Actualmente candidato a Doctor en Educación, Universidad Santo Tomás. Docente Investigador, Líder Grupo Roma. Docente del programa Ingeniería Civil Facultad de Ingeniería en la Universidad Militar Nueva Granada

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gonzalo Ríos Marín, UMNG

Ingeniero Civil, Especialista en Ingeniería de Vías Terrestres, en Gerencia de Proyectos en Ingeniería, en Estructuras y en Docencia Universitaria. Magister en Docencia y en Administración. Magister en Ingeniería Civil. Actualmente candidato a Doctor en Educación, Universidad Santo Tomás. Docente Investigador, Líder Grupo Roma. Docente del programa Ingeniería Civil Facultad de Ingeniería en la Universidad Militar Nueva Granada

Referências

Fernández, E., Baratech, M., Del Cerro, M., Fernández, J., Lara, P., Rodríguez, J., Y Otros (2010). U – Learning El futuro está aquí. México: Alfaomega Grupo Editor, S.A. de C.V.

Flores, J., Becerra, M. (2002). La Educación Superior en Entornos Virtuales. Buenos Aires. Universidad Nacional de Quilmes Ediciones.

Ibabe, I., Y Jaureguizar, J. (2005). Cómo crear una web docente de calidad. España. Producción Editorial: Gesbiblo, S. L.

Jaimes, J. (2001). Reseña: Simone, Raffael. La Tercera Fase. Formas de saber que estamos perdiendo. Madrid: Taurus. Colección Pensamiento. Investigación Bibliotecológica, 15, Julio / diciembre.

Lévy, P. (2004). Inteligencia colectiva: por una antropología del ciberespacio. Washington: http://inteligencia¬colectiva.bvsalud.org.Consultada el 12 mayo de 2013

Lévy, P. (2007). Cibercultura: la cultura de la sociedad digital. México: Anthropos Editorial.

Scolari, C. (2009). Desfasados: Las formas de conocimiento que estamos perdiendo recuperando y ganado. México: Versión 22 UAM, 163 – 185.

Senner, W. (2001). Los Orígenes de la escritura. Argentina: Siglo veintiuno editores.

Simone, R. (2001). La Tercera Fase: Formas de saber que estamos perdiendo. Madrid: Aguilar, Altea, Taurus, Alfaguara, S.A.

Valle De Frutos, S. (2011). Cibercultura y civilización universal: hacia un nuevo orden cultural. Barcelona: Erasmus Ediciones. http://unesco.org.ve/dmdocuments/ biblioteca/libros/84_Ciberculturaycivilizacionuniversal. pdf. Consultada el 12 mayo de 2013.

Como Citar
Ríos Marín, J. G. (2014). ¿Está pronta a escola para acessar a cibercultura? gestão do conhecimento no século xxi. Revista Educação E Desenvolvimento Social, 8(2), 46–59. https://doi.org/10.18359/reds.294
Publicado
2014-11-10
Seção
Artículos de investigación
QR Code