A intersubjetividade no contexto do conflito entre gerações no cotidiano escolar

  • Olga Cecilia Peña Pinzón
  • Ana Yolanda Pérez Camargo
  • Lilian Janneth Salas Restrepo
  • Alba Lucía Santos Buitrago
Palavras-chave: professor, estudante, ambiente de sala de aula, relação professor-aluno

Resumo

O problema da intersubjetividade no contexto do conflito entre gerações que presenta-se na escola, é proposto neste texto como parte de um processo de pesquisa que resgata a cotidianidade escolar e a subjetividade dos professores e alunos. Objetivo: Caracterizar os tipos de intersubjetividade no contexto do conflito entre gerações na cotidianidade escolar. Método: Abordagem qualitativa com elementos conceituais e metodológicos da etnografia e da fenomenologia social; se fez uma aproximação à realidade de quatro professoras, foram analisadas as relações intersubjetivas de professores e alunos no mundo da vida cotidiana. Resultados: Estabeleceu-se que a intersubjetividade não é só uma, não se reduz a um conceito abstrato que generaliza as interações que se apresentam na escola, mas que se manifestam diferentes tipos de intersubjetividade; por isso eles foram categorizados e caracterizados cinco tipos de intersubjetividade que foram identificadas na cotidianidade escolar: Normativa, Camuflada, Fragmentada, Dialógica e Esperançosa; o que permitiu pensar a educação a partir do relacional e o cotidiano. Conclusões: Abordaram-se contribuições refletivas focadas na conceptualização do conflito entre gerações e os tipos de intersubjetividade, com um sentido antropológico e humanístico. Com esta pesquisa procurou-se gerar uma sensibilização frente à maneira de como se esta gestando a relação com os outros no cenário da cotidianidade escolar, para resgatar o valor da subjetividade dos processos de construção de intersubjetividade projetando a o professor como um fenomenólogo social, por quanto se converte num leitor de dita cotidianidade.

Biografia do Autor

Olga Cecilia Peña Pinzón
Licenciada en Educación Preescolar de la Universidad Pedagógica Nacional. Magister en Ciencias de la Educación, Universidad de San Buenaventura-Bogotá. Coordinadora académica en la Institución Educativa Departamental Rufino Cuervo de Chocontá, Cundinamarca. Dirección postal institucional: Carrera 8 H # 172-08 Correo electrónico: opena@academia.usb.bog.edu.co
Ana Yolanda Pérez Camargo
Licenciada en Educación Básica Primaria Especialista en Gerencia Educativa con énfasis en Proyectos de la Universidad Católica de Manizales. Magister en Ciencias de la Educación. Universidad de San Buenaventura-Bogotá. Rectora del colegio La Presentación Luna Park de Bogotá. Dirección postal institucional: Carrera 8 H # 172-08. Correo electrónico: aperez@academia.usbbog.edu.co
Lilian Janneth Salas Restrepo
Licenciada en Lingüística y Literatura de la Universidad Distrital. Universidad de San Buenaventura-Bogotá. Docente de Lengua Castellana y Literatura en el Colegio Colombo Galés de Bogotá. Dirección postal institucional: Carrera 8 H # 172-08. Correo electrónico: lsalas@academiausbbog.edu.co
Alba Lucía Santos Buitrago
Licenciada en Química de la Universidad Distrital. Magister en Ciencias de la Educación, Universidad de San Buenaventura-Bogotá. Docente de Química de la Institución Educativa Departamental El Carmen, sede El Salitre de Guasca, Cundinamarca. Dirección postal institucional: Carrera 8 H # 172-08. Correo electrónico: asantos@academia.usbbog.edu.co

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Biografia do Autor

Olga Cecilia Peña Pinzón
Licenciada en Educación Preescolar de la Universidad Pedagógica Nacional. Magister en Ciencias de la Educación, Universidad de San Buenaventura-Bogotá. Coordinadora académica en la Institución Educativa Departamental Rufino Cuervo de Chocontá, Cundinamarca. Dirección postal institucional: Carrera 8 H # 172-08 Correo electrónico: opena@academia.usb.bog.edu.co
Ana Yolanda Pérez Camargo
Licenciada en Educación Básica Primaria Especialista en Gerencia Educativa con énfasis en Proyectos de la Universidad Católica de Manizales. Magister en Ciencias de la Educación. Universidad de San Buenaventura-Bogotá. Rectora del colegio La Presentación Luna Park de Bogotá. Dirección postal institucional: Carrera 8 H # 172-08. Correo electrónico: aperez@academia.usbbog.edu.co
Lilian Janneth Salas Restrepo
Licenciada en Lingüística y Literatura de la Universidad Distrital. Universidad de San Buenaventura-Bogotá. Docente de Lengua Castellana y Literatura en el Colegio Colombo Galés de Bogotá. Dirección postal institucional: Carrera 8 H # 172-08. Correo electrónico: lsalas@academiausbbog.edu.co
Alba Lucía Santos Buitrago
Licenciada en Química de la Universidad Distrital. Magister en Ciencias de la Educación, Universidad de San Buenaventura-Bogotá. Docente de Química de la Institución Educativa Departamental El Carmen, sede El Salitre de Guasca, Cundinamarca. Dirección postal institucional: Carrera 8 H # 172-08. Correo electrónico: asantos@academia.usbbog.edu.co

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Como Citar
Peña Pinzón, O. C., Pérez Camargo, A. Y., Salas Restrepo, L. J., & Santos Buitrago, A. L. (2015). A intersubjetividade no contexto do conflito entre gerações no cotidiano escolar. Revista Educação E Desenvolvimento Social, 10(1), 170–197. https://doi.org/10.18359/reds.1454
Publicado
2015-12-15
Seção
Artículos de investigación
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