Ciência, tecnología e inovação na relação universidade-empresa-estado (UEE) em Colômbia

  • Jahir Alexander Guitierrez Ossa
Palavras-chave: Análises da educação, desenvolvimento económico, recursos humanos, gestão da inovação tecnológica e I & D, planejamento, coordenação e reforma

Resumo

O artigo tem o propósito de considerar o marco de vinculação para a promoção da ciência, a incubação da formação tecnológica e estimulo da inovação na relação Universidade, Empresa e Estado, UEE. Embora a primera vista existam elementos que conduzem a definição das apostas feitas pelos participantes, a realidade é que até agora não se falou nada consistente quanto a determinação do curso que vai orientar o relacionamento em favor desses campos. A relação UEE é o cenário de negociação em que as partes decidiram compartilhar suas preucupações sobre propostas de seu interesse nos temas mencionados. O vínculo permitiu ampliar as expectativas criadas na maduração da (CT&I).

Biografia do Autor

Jahir Alexander Guitierrez Ossa

Ph.D. en Administración Pública, Atlantic International University (AIU), Honolulú, USA, Magíster en Desarrollo, Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín, Colombia, Economista de la Universidad de Medellín, Colombia, Estudios en Sistemas de Información Geográfica, Universidad San Buenaventura (USB), Medellín, Colombia. Investigador, Facultad de Ciencias Administrativas, Universidad CES- Universidad del Rosario, Medellín, Colombia. Investigador y Líder del Grupo de Gestión Empresarial del CES y miembro del Grupo de Perdurabilidad Empresarial Universidad del Rosario y del Grupo de Investigación en Política, Derecho y Gestión Pública de la -ESAP- Bogotá, categoría A

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jahir Alexander Guitierrez Ossa

Ph.D. en Administración Pública, Atlantic International University (AIU), Honolulú, USA, Magíster en Desarrollo, Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín, Colombia, Economista de la Universidad de Medellín, Colombia, Estudios en Sistemas de Información Geográfica, Universidad San Buenaventura (USB), Medellín, Colombia. Investigador, Facultad de Ciencias Administrativas, Universidad CES- Universidad del Rosario, Medellín, Colombia. Investigador y Líder del Grupo de Gestión Empresarial del CES y miembro del Grupo de Perdurabilidad Empresarial Universidad del Rosario y del Grupo de Investigación en Política, Derecho y Gestión Pública de la -ESAP- Bogotá, categoría A

 

Referências

Abello, R., Dacunha, C. y Páez, J. (1999). Reflexiones sobre cooperación Universidad-Empresa-Estado. Ingeniería & Desarrollo. Barranquilla: Universidad del Norte, pp. 151-166.

Anduiza I., R. y Rodríguez A., C. J. (20 05).Certificación de I+D+i, una demanda del ámbito empresarial, en IX Congreso de Ingeniería de Organización Gijón, 8 y 9 de septiembre de 2005, pp. 1-9.

De Arteche, M. R.; Santucci, M. y Welsh, S. V. (2010). “Espacio iberoamericano del conocimiento. El rol de la universidad en los Clúster: Casos Brasil, País Vasco y Argentina”, en Congreso Iberoamericano de Educación, Buenos Aires, pp. 1-20.

Dinero (2010, diciembre 10). La Llave Ganadora. Revista Dinero, no 364, s.v. Negocios Innovación, pp. 88-90

El Colombiano (2010, abril 17). “Trabajo es lo que se espera” en El Colombiano, Editorial, s.v. opinión, p 5a.

García M., J. V. y Pérez L., M. ª C (2009).“Espacio Europeo de Educación Superior, competencias profesionales y empleabilidad”, en Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos

para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), pp.1-12.

Idea Consultora Ltda. (2008). “Estudio para mejorar la vinculación universidad-empresa y la transferencia de resultados de la investigación”, Sub Dirección Bienes Públicos para la Innovación en I+D Precompetitiva, Innova Chile, 537 p.

Lemarchand, G. A. (ed.) (2010). Estudios y documentos de política científica de ALC. Sistemas nacionales de Ciencia y Tecnología de América Latina y el Caribe. Montevideo: UNESCO, 1ª ed., 329 pp.

Martínez, R. (2007). “La relación universidad-empresa en Bizkaia: un enfoque cualitativo y propuesta de mejora”, en RevistaEAN, No.61, Bogotá: UniversidadEAN, pp. 123-125.

Mendoza G., J. M. (2006).Innovación por lo alto. Imaginación y acción en la empresa. Bogotá: Asesores del 2000, 1ª ed., 183 p.

Nieto P., M. (2007). Los clúster del conocimiento una importante herramienta para la transformación productiva. Revista EAN, No. 61, Bogotá: Universidad EAN, p. 5-26.

Pérez-S., A., Castillo-N., A.; Barcelo-V., M., León- D., J A (2009). “Importancia de los clústeres del conocimiento como estructura que favorece la gestión del conocimiento entre organizaciones”, en Intangible Capital, Vol. 5, Núm. 1, pp. 33-64.

Perfetti del Corral, J. J. (2011, marzo 4). “¿Institucionalidad para la innovación?”, en El Colombiano, sv., Opinión, p. 4a.

Perianes R., A.,Olmeda G., C. y De Moya A., F. (2010). Redes de colaboración científica. Análisis y visualización de patrones de coautoría. Universidad Carlos III de Madrid. Valencia: Tirant Lo Blanch, 194 p.

Rodríguez, L. F. (2009). “¿Es oscuro el futuro de la investigación?”, en Revista Universidad, Empresa y Estado. Medellín-Antioquia-Colombia, Año 2, Nº 4, pp. 1-43.

Rubiralta A, M (2004). Transferencia a las empresas de la investigación universitaria. Descripción de modelos europeos. Madrid: Fundación Cotec para la Innovación Tecnológica, Colección Estudios, 251 p.

UNESCO (2003). “Educación de Ciencia y Tecnología en el mundo Árabe del siglo 21”, en: Contacto, Boletín internacional de educación científica,

tecnológica y ambiental, vol. XXVIII, Nº 3-4, pp. 1-6. El texto completo se publicó en Innovations in Science and Technology Education (Innovaciones en la Educación Científica y Tecnológica), Vol. VIII (v. Publicaciones) y está disponible en: http://www.instituteforlearning.org/Interview.html.

UNESCO (2005). “Hacia las sociedades del conocimiento”, en Informe mundial de la UNESCO, 240 p.

UNESCO (2009). “La nueva dinámica de la educación superior y la investigación para el cambio social y el desarrollo”, en Conferencia Mundial sobre la Educación Superior – 2009, Sede de la UNESCO, París, 5-8 de julio de 2009, pp. 1-9..

Vélez C., G. l; Múnera, D. C.; y Trujillo, E. P. (2008). “Redes triple hélice para la productividad y la competitividad en Medellín – Antioquia: El caso del sector salud y las articulaciones universidad-sector productivo-gobierno”. Esta ponencia presenta parte de los resultados de una investigación (2008) realizada en el marco de la Red de Investigación

Continental de Economía del Conocimiento (RI-CEC) en conjunto con la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Antioquia, Sinnco, 2008, pp. 1-65.

Como Citar
Guitierrez Ossa, J. A. (2013). Ciência, tecnología e inovação na relação universidade-empresa-estado (UEE) em Colômbia. Revista Educação E Desenvolvimento Social, 7(1), 7–18. https://doi.org/10.18359/reds.727
Seção
Artículos de investigación
QR Code