A influência dos pais no desempenho acadêmico dos filhos: uma abordagem econométrica no contexto do ensino medio colombiano
Resumo
A partir de diferentes disciplinas têm-se tentado encontrar respostas para os problemas educacionais gerados em cenários, como a Educação Mídia, de modo que, dependendo desses fatores foram reconhecidos tanto exógenos e endógenos ao mesmo processo de ensinança -aprendizagem. Neste sentido, este artigo mostra uma leitura em perspectiva econométrica, tentando tornarse numa contribuição para fornecer argumentos sobre o estabelecimento de relações entre o desempenho dos estudantes do ensino médio do sistema educacional colombiano, particularmente desde os resultados mostrados nas provas de matemática e linguagem da prova Saber Pro 2011, com o nível educativo dos pais dos alunos que realizaram essa avaliação.
Downloads
Referências
Baronio, A., & Vianco, A. (2010). Manual de Econometría 1a Parte. Rio Cuarto: Universidad Nacional de Rio Cuarto.
Carvajal, A., Peña, G., Muñoz, S., Comunián, G., & Peña, A. (2006). Significado de la razón de posibilidades. Gaceta Médica de Caracas, 114(1),
Delors, J. (1996). La Educación encierra un tesoro. Madrid: Santillana S.A.
Grupo de medición y evaluación. (2000). Marco de interpretación de resultados. Bogotá: ICFES.
Gujarati, D. (2004). Econometría. Mexico D.F.: McGraw Hill.
López, E., & Miranda, M. (2007). Influencia de la tecnología de la información en el rol del profesorado y en los procesos de enseñanza-aprendizaje. RIED, 19(1), 51-60.
López, N. (2005). Equidad educativa y desigualdad social: desafios de la educación en el nuevo escenario latinoamericano. Buenos Aires: IIPE-UNESCO.
Martinez, C., Rúa, A., Redondo, R., Fabra, M., Nuñez, A., & Martín, M. (s.f.). Influencia del nivel educativo de los padres en el rendimiento educativo de los estudiantes de ADE. Un enfoque de género. Madrid: Universidad Pontificia Comillas.
Murnane, R., Maynard, R., & Ohls, J. (Agosto de 1981). Home Resourses and Children’s Archievement: Politicalscience. Obtenido de Political science: http://www.politicalscience.uncc.edu/godwink/PPOL8687/WK5%20Feb%208%20Test%20score%20gap%20I/Murnane%20Home%20Inputs%20and%20Outcomes%20among%20low%20income%20families.pdf+
Nieto, S., & Ramos, R. (2011). ¿La sobreeducación de los padres afecta el rendimiento académico de sus hijos?. Barcelona: UB IREA.
Pérez, V., Rodríguez, J. C., & Fernández, J. J. (2009). Educación y familia. Los padres ante la educación general de sus hijos en España. Madrid: Fundación de las cajas de ahorros.
Pizzaro, R., & Clark, S. (1998). Currículo del Hogar y aprendisajes educativos: Interacción versus Status. Revista de Psicología de la Universidad de Chile, 7, 25-34.
Savater, F. (1997). El valor de educar. Barcelona: Ariel.