Análise e aplicação de técnicas de aprendizagem activo em mecânica aplicada

  • Julían Alfonso Tristancho Ortiz
  • Leonardo Emiro Contreras Bravo
  • Luis Fernando Vargas Tamayo
Palavras-chave: Aprendizagem ativa, ensino, modelo kolb, mecânica aplicada, materiais industriais, laboratorios de engenharia

Resumo

O uso de práticas de laboratório dentro do ensino da engenharia é fundamental para reduzir a distância entre a teoria ensinada em sala de aula e o mundo real. A padronização das provas de laboratório diminui a possibilidade do uso da criatividade e a resolução de problemas dos alunos. No presente artigo se fez uma análise metodológica da aprendizagem para determinar como poderia ser implementado um processo de aprendizagem con maior participação do aluno (aprendizagem activa) dentro dos cursos de materiais industriais e mecânica aplicada do projeto curricular de Engenharia Industrial na Universidade Distrital Francisco José de Caldas.

Na primeira parte do artigo descreve-se a metodologia e tipos de aprendizagem segundo o modelo Kolb, logo se apresenta a problematica atual das praticas de laboratório da universidade e finalmente mostra-se alguns dos equipamentos (software e hardware) implementados dentro deste projecto de pesquisa, que mostra as vantagens e desvantagens de cada um. 

Biografia do Autor

Julían Alfonso Tristancho Ortiz

Doctor en Ingeniería. Magíster en Ingeniería Electrónica y de computadores. Ingeniero Mecánico. Docente de planta Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Grupo de investigación DIMSI (Diseño Modelamiento y simulación).

Leonardo Emiro Contreras Bravo

Magíster en ingeniería – Materiales y procesos. Universidad Nacional de Colombia. Ingeniero Mecánico. Universidad Francisco de Paula Santander. Docente de planta de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Bogotá. 

Luis Fernando Vargas Tamayo

Magíster en Ingeniería – Materiales y procesos. Ingeniero Mecánico. Docente de planta Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Grupo de investigación DIMSI (Diseño Modelamiento y simulación). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julían Alfonso Tristancho Ortiz

Doctor en Ingeniería. Magíster en Ingeniería Electrónica y de computadores. Ingeniero Mecánico. Docente de planta Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Grupo de investigación DIMSI (Diseño Modelamiento y simulación).

Leonardo Emiro Contreras Bravo

Magíster en ingeniería – Materiales y procesos. Universidad Nacional de Colombia. Ingeniero Mecánico. Universidad Francisco de Paula Santander. Docente de planta de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Bogotá. 

Luis Fernando Vargas Tamayo

Magíster en Ingeniería – Materiales y procesos. Ingeniero Mecánico. Docente de planta Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Grupo de investigación DIMSI (Diseño Modelamiento y simulación). 

Referências

Caro, S. & Reyes, J. (2003). Prácticas docentes que promueven el aprendizaje activo en Ingeniería Civil. Revista de ingeniería, 18, 48-55.

Chrobak, R. (1996). The Globalization and the Engineering Teaching for the XXI Century.

Primer Congreso Argentino de Enseñanza en la Ingeniería.

Colciencias (2005). Guía para la presentación de proyectos de investigación científica y tecnológica, Col-ciencias, Colombia.

Contreras, L, Vargas, L. & Tristancho, J. (2012). Estudio de la aplicación de herramientas computacionales en el desarrollo de competencias en el cálculo de estructuras. Revista Educación y Desarrollo Social, 6(1), 145-155.

Contreras, L., Escobar, I. & Tristancho, J. (2011). Innovación curricular: uso de las TIC como herramienta para el fortalecimiento y el desarrollo de la educación en ingeniería”, Dialéctica Revista de investigación, 29, 15-25.

Feisel, L. & Rosa, A. (2005). The Role of the Laboratory in Undergraduate Engineering Education, Journal of Engineering Education 94(1), 121–130.

Fernández-Sánchez, G. & Millán, M. (2013). Structural Analysis Education: Learning by Hands- On Projects and Calculating Structures, Journal of Professional Issues in Engineering Education & Practice, 139(3), 244-247.

Forero, J., Henao, F. & Moncada, D. (2007). Laboratorio de simulación y ensayos para resistencia de materiales”, Revista AVANCES Investigación en Ingeniería, 6, 95-102.

Hadim, H., Donskoy, D., Sheppard, K., Gallois, B. & Nazalewicz, J. (2000). Teaching Mechanics to Freshmen by Linking the Lecture Course to a Design Course, ASEE Conference Proceedings Search.

Hibbeler, R. (2011). Mechanics of Materials, Pearson Prentice Hall.

Idrovo, P. & Quintanilla, L. (2010). Aplicación de galgas extensiométricas en el laboratorio de mecánica de materiales de la Carrera de Ingeniería Mecánica para la obtención de deformaciones en elementos sometidos a cargas combinadas, Tesis de pregrado, Universidad Politécnica Salesiana sede Cuenca, Ecuador.

Kolb, D. & Fry, R. (1975). Toward an applied theory of experiential learning, in C. Cooper (ed.), Theories of Group Process, London: John Wiley.

Ruiz, D., Magallón, J. & Muñoz, E. (2006). Herramientas de aprendizaje activo en las asignaturas de ingeniería estructural, Ingeniería y Universidad, 10(1), 97-115.

Sharp, J., Harb, J. & Terry, R. (1997). Combining Kolb learning styles and writing to learn engineer-ing classes, Journal of Engineering Education, 86(2), 93–101.

Sharpe, W. (2008). Springer Handbook of Experimental Solid Mechanics. New York: Springer Science+Business Media.

Shuman, L., Besterfield-Sacre, M. & McgourTy, J. (2005). The ABET Professional Skills – Can They Be Taught? Can Chey Be Asesad, Journal of Engineering Education, 94(1), 41-55.

Tristancho, J. (2008). Análisis de comportamiento mecánico de elementos estructurales a escala por medio de fotometría y galgas extensiométricas, Documento interno de investigación, Facultad

Como Citar
Tristancho Ortiz, J. A., Contreras Bravo, L. E., & Vargas Tamayo, L. F. (2014). Análise e aplicação de técnicas de aprendizagem activo em mecânica aplicada. Revista Educação E Desenvolvimento Social, 8(2), 28–45. https://doi.org/10.18359/reds.305
Publicado
2014-11-10
Seção
Artículos de investigación
QR Code